Para alguns o Yoga é uma espécie de ginástica onde se põem os pés atrás da cabeça, para outros é aquela coisa parada. Mas o que é na realidade o Yoga e para que serve? A palavra Yoga significa união. Durante uma aula trabalhamos principalmente posturas físicas, respiração, concentração e meditação. Há vários tipos de aulas que se focam mais numas ou noutras disciplinas, é só experimentar e ver qual se adequa mais a si.
Ao longo dos anos tenho vindo a ouvir várias ideias “enganadas” e decidi partilhar algumas convosco:
1- Não sou flexivel
Se quiser ir aprender espanhol, já tem de saber falar? Flexibilidade constrói-se com a prática. Começa no seu ponto de partida e vai melhorando.
2- A minha mente não fica vazia
Óptimo. Aceite a mente como ela é e naturalmente ela vai acalmando. Será mesmo fundamental uma mente vazia? Ou será mais útil compreender a natureza dela para que deixe de ser a causa dos problemas? Entenda-o por si
3- Só gosto de desportos exigentes
O Yoga não é desporto. Mas ajuda a completar a sua prática desportiva através do treino isométrico, do aumento da flexibilidade, e da melhoria na concentração. Sabia que até a Selecção de Futebol da Alemanha, tem práticas diárias de yoga?
4- Não tenho tempo
Estabeleça prioridades na sua vida. Cuide si para poder continuar a cuidar dos outros.
Um professor que estimo muito diz que uma aula é um laboratório de experiências controlado que serve para nos conhecermos e que se vai espalhando para todas as áreas da nossa vida.
Esta dedicação implica uma boa dose de alegria, e se funciona há mais de 5000 anos para tantas pessoas pode ser que funcione também para si.
Venha experimentar Yoga na Casa da Árvore
Mafalda Sousa
yogaviveremconsciencia.blogspot.com