Associação Pato lançou Bingo das Aves do Paul de Tornada

0
367
O Bingo das Aves do Paul de Tornada já está disponível | D.R.

A Associação Pato lançou recentemente o Bingos das Aves do Paul de Tornada, uma forma didáctica e divertida de contribuir para o conhecimento e preservação das 75 diferentes espécies de aves que habitam aquela reserva natural

 

Bingo das Aves do Paul de Tornada é o nome do mais recente jogo que foi lançado pela Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO).
É uma forma divertida e didáctica de conhecer as 75 diferentes espécies de aves que habitam aquela reserva natural. No entanto, este jogo é também uma forma de os cidadãos poderem contribuir para a preservação daquele espaço relevante no contexto ecológico e ambiental da região.
O jogo foi concebido e é produzido pela própria equipa do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada e tem um custo de 3 euros.
É composto por 75 cartões de aves, seis cartelas bingo 5X5 com 25 aves cada, 25 marcadores com seis cores diferentes e uma folha de instruções.
Os jogadores poderão desta forma descobrir que ali se encontram espécies como o Guarda-Rrios, o Frango d’água, o Goraz ou a Carriça.
O funcionamento é simples e semelhante ao bingo normal: quando sai o cartão com uma ave e o jogador a tem na sua cartela, marca-a, até conseguir chegar ao bingo.
Os interessados poderão adquirir este jogo directamente no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada (tendo sempre que o encomendar previamente a partir de mensagem privada para o
Facebook, Instagram ou e-mail) ou poderão recebê-lo em casa, via CTT (sendo que nesse caso, aos 3 euros que custa o jogo acrescem os valores dos portes de envio).
O Paul de Tornada é desde 2009 uma reserva natural.
Tem 46 hectares, dos quais mais de metade correspondem à área permanentemente alagada. Essa área de água é delimitada por duas valas: a da Palhagueira a Oeste e a do Guardo-Mato a Este, que são praticamente paralelas e se encontram a Norte com uma terceira, a Vala do Meio.
O Paul recebe entre 3000 e 5000 visitantes por ano, entre os quais os alunos de várias escolas.
No ano 2000 foi inaugurado o Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada. Logo no ano seguinte o Paul foi classificado como sítio RAMSAR (zonas húmidas com interesse internacional para as aves aquáticas).
A PATO – Associação de Defesa do Paul de Tornada foi criada em 1988.