Construção do canil intermunicipal do Bombarral e Cadaval foi adiada

0
1184
canil
O projecto que foi apresentado em 2016.
- publicidade -

O Centro de Recolha Oficial Intermunicipal do Bombarral e Cadaval é uma intenção antiga, cuja construção foi anunciada em primeira mão pela Gazeta das Caldas. O arranque da obra estava previsto para Setembro, mas o prazo foi adiado e agora estima-se o lançamento do concurso para o primeiro trimestre deste ano. O projecto está em reformulação com o intuito de reduzir os custos.

Foi recentemente lançada uma petição pública pelo canil intermunicipal do Bombarral e Cadaval, uma obra anunciada à Gazeta das Caldas pela anterior vereadora da Câmara do Bombarral, Norberta Santos, a 17 de Setembro de 2016, por ocasião de um debate de sensibilização para o bem-estar animal que decorreu no auditório municipal daquela vila.
À época, e sem se comprometer com prazos para o final da obra, a vereadora do anterior executivo, garantia que até ao final do mandato – Setembro de 2017 – a obra iria começar. Mas em Setembro os presidentes das duas Câmaras – José Manuel Vieira do Bombarral e José Bernardo Nunes do Cadaval – apenas assinaram um despacho para construir o Centro de Recolha Oficial, que tinha um custo previsto de mais de 300 mil euros (financiados em partes iguais).
No texto que acompanha a petição, que até ao fecho desta edição tinha 186 signatários, lê-se que “essa mesma garantia teve o poder vinculativo de tantas outras e a obra que iniciaria até Setembro de 2017 ainda não viu a luz do dia”.

O mesmo documento refere que “há tempo demais que tem sido prometido um canil onde se possa garantir a dignidade e protecção dos animais de companhia abandonados” nestes dois concelhos e que a petição é lançada devido à “inércia das entidades competentes”.
Na notícia que a Gazeta deu em primeira mão em 2016, era divulgado o projecto do centro que previa a existência de uma carrinha comum, que recolhe os animais, mortos e vivos, nos dois municípios. O terreno, com quase mil metros quadrados situa-se na fronteira entre os dois municípios.
Questionada pela Gazeta das Caldas, a Câmara do Bombarral esclareceu que, depois de uma reunião entre os dois executivos – já depois das eleições de Outubro de 2017 – está a ser feita “uma reformulação do projecto” no sentido de baixar os custos.
A Câmara do Cadaval prevê o lançamento da primeira fase do concurso para a construção do centro de recolha oficial para o primeiro trimestre deste ano e esclarece que o lançamento “está dependente da separação dos projectos de especialidade por fases”. 

- publicidade -