Lumen Restaurante reabriu com conceito buffet

0
910
A família Lisboa ladeada pela família Martinho, parceiros neste negócio

O espaço reabriu no Josefa d´Óbidos Hotel com um novo conceito gastronómico e nova equipa

O Restaurante Lisboa e o Hotel Josefa d’Óbidos já colaboram há quatro anos e meio. Um namoro antigo, que começou com o fornecimento de cerca de 300 refeições diárias (que tinham lugar na sala Antonius do Hotel Josefa d’Óbidos), durante o Folio e que depois continuou noutros grandes eventos também em encontros de grupos. A pandemia abrandou o negócio mas, recentemente, os parceiros voltaram a juntar-se, com os sócios do hotel, os irmãos Carlos Martinho e Zélia Martinho, a alugar o restaurante aos também irmãos e sócios, Luís e Ana Lisboa, responsáveis também pelo Restaurante Lisboa.
O restaurante Lumen está aberto diariamente, entre terça-feira e domingo, ao almoço, com o conceito buffet. Com capacidade para 45 pessoas e uma esplanada com mais 40 lugares, o Lumen disponibiliza diariamente dois pratos de carne, dois pratos de peixe e uma opção vegetariana, a que se juntam as entradas, saladas e sobremesas. O valor do buffet é de 15 euros por pessoa (sem bebidas) de terça a sexta-feira. Aos fins de semana o valor é de 20 euros por pessoa, com bebidas da casa incluídas. O restaurante tem uma oferta gastronómica, que une a cozinha tradicional portuguesa às novas tendências de sabores. O bacalhau, cozinhado de diversas formas, acaba por ser uma constante na ementa, que também aposta nos produtos da região.
Para acompanhar a refeição, a carta de vinhos contempla castas nacionais, com destaque para as sugestões da região vitivinícola do Oeste de Portugal.

Diariamente existem dois pratos de carne, dois de peixe e a opção vegetariana

Ao fim-de-semana, quando há grupos, abrem a sala Antonius, situada no piso inferior e com capacidade para 200 pessoas. Também ao fim-de-semana, e feriados, continua aberto o restaurante Lisboa, na Zona Industrial das Caldas.
“Percebemos que o conceito de buffet é o melhor para o turista, que prefere ter mais tempo para passear pela vila e ocupar menos tempo com a refeição”, explica Luís Lisboa. No que respeita a grupos, até ao final do ano já têm na ordem das 1600 pessoas que vão ser servidas pelo restaurante, que já estavam marcadas pelo Hotel Josefa d’Óbidos, às quais acrescem os do restaurante Lisboa, que está fechado durante a semana.
Com entrada autónoma e externa, a partir da Rua João da Silva, ou interna, através do Josefa d’ Óbidos Hotel, o Lumen funciona, durante a semana, entre as 12h00 e as 15h00, e ao fim de semana, entre as 12h00 e as 16h00.■

Caldeirada especial à Lumen Restaurante & Esplanada

2 postas tintureira, 2 postas de raia, 1 lombo de tamboril , 2 postas de safio, 6 camarões 20/30, 200 gramas de amêijoas, 6 cebolas médias, 4 tomates maduros, 1 pimento verde, 6 dentes de alho, 1 folha de louro, 6 batatas para cozer, 1 ramo de salsa, azeite q/b, sal/pimenta q/b, 200 ml vinho branco, 100 gramas de pasta de tomate

  1. Preparação
    Num tacho de fundo largo colocar azeite (quase a preencher o fundo), cobrir com cebola às rodelas, 2 dentes de alho laminado e algumas amêijoas
  2. Preparação
    De seguida, colocar o pimento em tiras, o tomate e a batata às rodelas. Montar tudo por camadas seguindo a primeira sequência. Sendo que, o peixe será o último ingrediente a ser colocado.
  3. Cozedura
    Deixar ferver e apurar sabores em lume médio. Os camarões, e as restantes amêijoas, são colocados a 3 minutos do fim juntamente com uns raminhos de salsa.
  4. Finalização
    Não esquecer de verificar o sal e a pimenta.