O Yoga é saúde!

0
742
- publicidade -

Promover a disciplina da mente para compreender os porquês acerca da natureza das coisas, colocar o conhecimento ao serviço do estímulo cerebral, não confinando o cérbero ao tamanho da caixa craniana. Ambicionar fazer mais com menos.

Esta proposta do Yoga e do Sámkhya, considerada por muitos investigadores como a filosofia mais antiga da humanidade, utiliza o cérebro de forma única, exponenciando as suas capacidades. Permite podermos afirmar que no Yoga tudo está ao serviço do estímulo cerebral.
Ativar todas as ligações neuronais possíveis, aumentando o número de sinapses, estabelecendo um aumento dos informadores químicos, as hormonas. Estimular a hipófise e o hipotálamo, que por sua vez estimulam outras glândulas endócrinas através do sistema límbico e do córtex cerebral, bem como o sistema piramidal, (que nos distingue dos animais). Não deixar anquilosar a mente, mantendo-a com picos hormonais, ativa e lúcida, ao contrário de uma açorda de ideias e confusão de pensamentos.
Sempre ávidos por oxigénio e Prána (bioenergia: catiões e aniões de oxigénio) que são grandes ativadores cerebrais, o Yoga ajuda a compreender a necessidade constante da oxigenação cerebral, ensina a reaproveitar os fluxos respiratórios e com exercícios específicos a híper oxigenar o cérebro.
Libertar da banalidade através da inquietação pelo saber. Exigir primeiro de nós e não dos outros. Expandir e aumentar consciência, obtendo um maior grau de satisfação pessoal e da vida em geral, em constante desenvolvimento da paz interior e do bem-estar pessoal. Terá naturais consequências para os que nos rodeiam.
Aprender a investir dentro do nosso microcosmos, transpor barreiras, compreendendo que, o que sabemos acerca do Universo é, o que não conseguimos ver dentro de nós. O modelo do Yoga é assemelhar o macro com o micro cosmos e essa assimilação ensina-nos que o universo é imensamente generoso, de fato o que a natureza faz é dar. E por isso a vida é uma fabulosa dádiva que não deve ser desperdiçada nem menosprezada. Aproveitar uma vida, sentir enorme gratidão por tudo o que já se compreende acerca dela.

Pedro M. Capinha
Diretor do Áshrama de Leiria-Centro do Yoga; Presidente do Áshrama de Caldas, Associação, Centro do Yoga; Subdiretor da Associação Regional do Yoga do Centro;

- publicidade -