OesteCIM aproveita o Mundial de Surf em Peniche para promover toda a região

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Fundos comunitários patrocinam estratégia promocional turística que envolve a participação dos 12 municípios que integram a entidade

Paulo Ribeiro

A realização da prova MEO Pro Portugal na Praia dos Supertubos volta a ser aproveitada pela OesteCIM (Comunidade Intermunicipal do Oeste) para divulgar os 12 concelhos da região através da parceria com a organização do evento desportivo que tem vários anos. A participação da entidade é feita de acordo com o Plano de Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal – Surf, cujo projeto é cofinanciado por fundos comunitários e nacionais através do programa Centro 2020 para promover a marca ‘Oeste Portugal’.
Para este ano estão destinados cerca de 200 mil euros, que serão investidos em publicidade, através da produção de vídeos/clips promocionais da Região Oeste, enquanto destino de surf, abrangendo também a divulgação da‘Onda da Nazaré’.
“Com um banco de multimédia de ‘Action Sports’ completo, a WSL (World Surf League) produz regularmente conteúdos dedicados”, salienta a OesteCIM, em resposta enviada à Gazeta. Assim, pretende-se a produção e edição de vídeos promocionais, utilizando os ‘Endorsers’ WSL, “com os respectivos direitos nos quais se irão obter conteúdos suficientes para sustentar a Promoção do Produto Turístico de Base Intermunicipal – Surf, na Região Centro/Sub-Região Oeste”.
Paralelamente, no local da prova, que arranca dia 3 e que poderá estender-se até dia 13 – dependendo das condições do mar para a sua realização – vai contar uma vez mais uma tenda da OesteCIM, onde estarão produtos gastronómicos e turísticos de cada concelho. “Sendo este um dos eventos de maior impacto internacional organizado em Portugal, a região não poderia deixar de se associar com os seus produtos regionais de excelência”, destaca. Nesta tenda haverá ainda a oportunidade para provas e degustações, ‘show-cookings’, ‘cocktais’, ‘sunset’ e “muitas outras surpresas”.
Posicionar e comunicar a região como “destino único na Europa” que oferece “produtos turísticos únicos” que resultam de “recursos e valores identitários excepcionais (mar, gastronomia, património histórico, cultura, paisagem, hotelaria, animação e clima)”, são os grandes objetivos deste projeto.
A OesteCIM acredita que, “através de iniciativas de cooperação territorial e institucional”, sairá reforçada “a visibilidade interna e externa e o seu reconhecimento como território de excelência”.
A candidatura envolve um financiamento de 2,4 milhões de euros entre 2016 e 2023. Consolidar o Oeste, enquanto destino para a prática de desportos náuticos mas também do turismo associado à natureza, recreio e lazer são alguns dos objetivos da candidatura. ■