Parasitas no Inverno

0
166
É importante manter os infestantes longe dos animais de estimação durante todo o ano

O tempo quente favorece a proliferação de parasitas dos animais de estimação, mas no também Inverno é importante desparasitar

Os dias mais amenos e quentes são a altura ideal do ano para os parasitas proliferarem e encontrarem nos animais de estimação os seus hospedeiros. Contudo, a desparasitação regular dos animais de companhia durante todo o ano é fundamental para a manutenção da sua saúde e bem-estar.
Além do incómodo que representam para o animal, as infestações parasitárias por pulgas e carraças, bem como por certos insetos voadores (como mosquitos e flebótomos) podem provocar doenças como dermatite, comichão e a queda de pelo. Em algumas situações, os parasitas são agentes de transmissão de doenças com graves consequências para o animal como anemia, problemas de coagulação e hemorragias internas, insuficiência renal ou hepática.
Nas habitações onde existam cães e gatos, o tratamento regular dos animais de companhia durante todo o ano permite impedir o desenvolvimento do ciclo de vida das pulgas, através da eliminação de ovos, larvas e casulos, que de outra forma se iriam desenvolver transformando-se em pulgas adultas que em seguida iriam atacar o seu animal de companhia.
De forma a proteger o seu animal de estimação e garantir que não há parasitas a multiplicarem-se pela casa é importante continuar a desparasitação durante todo o ano. Além disso, aspirar regularmente a sua casa, especialmente por baixo das mobílias – onde as larvas de pulgas se escondem da luz – e nos locais onde o animal passa mais tempo. Lavar a cama do animal de estimação e escová-lo frequentemente também é aconselhado. ■