Santos, Monteiro & Cia, Lda é o “veterano” entre 21 estreantes

0
245

Empresa das Caldas da Rainha é única totalista da lista que tem 21 empresas distinguidas pela primeira vez

O estatuto PME Excelência vai na 13ª edição e há uma empresa que viu o seu nome listado em todas elas. A Santos, Monteiro & Cia, Lda, que tem sede e principais instalações na Zona Industrial das Caldas da Rainha é a única empresa da região com os 13 selos de PME Excelência e, este ano, deu as boas-vindas a 21 “novatos”.
A empresa fundada em 1967 por António da Silva Monteiro e que se dedica ao comércio e transformação de tapetes e carpetes fez parte do restrito lote de empresas que receberam pela primeira vez o galardão de PME Excelência, então na edição de 2009. Foram apenas 376 as empresas distinguidas em todo o país na edição de estreia. Em todo o distrito de Leiria, apenas 33 empresas receberam o estatuto.
Desde então, já foram distribuídos pelo IAPMEI mais de mil selos com o galardão de excelência, por cerca de 450 empresas e a Santos, Monteiro & Cia, Lda é a única com presença constante.
No topo das empresas com maior número de distinções entre as PME Excelência, é outra empresa com sede nas Caldas da Rainha que mais se aproxima da mais galardoada da região. A Calrai – Serviços de Restauração, Unipessoal, Lda, empresa que gere a operação dos restaurantes MacDonald’s nas Caldas da Rainha e na Nazaré, com três unidades do reputado franchising do fast food norte-americano em funcionamento, faz parte do restrito de apenas duas firmas do Oeste que atingiram a dezena de selos PME Excelência ao longo da história deste estatuto.
Neste privilegiado pódio cabem mais duas empresas, que repartem o terceiro lugar, ambas com nove distinções nas 13 edições do PME Excelência. Uma destas empresas tem sede no concelho de Alcobaça. Trata-se da V.S.V. – Modelação, Maquinação e Moldes, Lda, uma empresa fundada em 2001 e sediada na Martingança, que produz moldes de injeção para produtos plásticos de alta qualidade, que exporta para o mundo inteiro.
Com as mesmas 9 distinções surge a Transportes Val de Vez, Lda, empresa de camionagem que tem sede no Sobral de Monte Agraço.
É de assinalar que 112 das 133 empresas galardoadas nesta edição já receberam o selo de excelência múltiplas vezes. A maioria das empresas, 47, recebeu a distinção duas vezes. Há 23 empresas que já receberam o selo três vezes, 17 que o receberam 4 vezes, 10 receberam 5 vezes e 7 receberam 6 vezes. Há ainda mais dois pares de empresas que receberam a distinção 7 e 8 vezes.
Já os estreantes nesta edição do PME Excelência são 21. Destas, cinco são do concelho de Alenquer, quatro do concelho de Alcobaça, duas dos concelhos de Caldas da Rainha, Bombarral, Óbidos, Lourinhã e Torres Vedras e uma dos concelhos de Arruda dos Vinhos e de Peniche. ■