O que é a pele atópica?
A dermatite atópica, eczema atópico ou simplesmente pele atópica, é uma alteração da pele que compromete o seu efeito barreira, permitindo que os agentes alergénicos do meio ambiente (pólen, bolores, pó doméstico) penetrem mais profundamente na camada superficial da pele, estimulando o sistema imunitário, que reage de forma excessiva.
Afeta sensivelmente 10% das crianças portuguesas. Cerca de 80% dos casos surgem durante o primeiro ano de vida, mas tem tendência a diminuir ou desaparecer com a idade.
Qual a causa da atopia?
Não há uma causa conhecida, não é contagiosa e sabe-se que a herança familiar é importante, sendo mais comum em crianças com familiares com asma, rinite alérgica ou eczema.
Como se manifesta a dermatite atópica?
A pele atópica manifesta-se por zonas de pele vermelha, irregular, com crostas descamativas, que causam grande desconforto e comichão.
Nas crianças pequenas pode atingir todo o corpo, nomeadamente a face, mas a região das fraldas não costuma ser afetada. Nas crianças maiores atinge sobretudo as pregas, como a dobra dos cotovelos e dos joelhos. As zonas afetadas, se não forem tratadas, podem causar muita comichão, e coçar pode causar complicações como infeções da pele.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa, de época para época, e até de dia para dia. As lesões da pele geralmente evoluem com períodos de melhoria e de agravamento. Mesmo nas fases melhores as crianças com pele atópica têm maior tendência para ter a pele seca e áspera, o que agrava a comichão.
Como se diagnostica a dermatite atópica?
Não existe nenhum teste ou análise para diagnosticar a dermatite atópica, nem nenhum tratamento definitivo. O mais importante é implementar medidas que cuidem e protejam a pele.
O que fazer para prevenir o agravamento da dermatite atópica?
• O banho deve ser rápido, com gel apropriado a pele atópica e água morna, ao secar a pele deve evitar-se esfregar.
• Convém evitar o contato com substâncias irritativas.
• Aplicar um creme hidratante neutro logo após o banho.
• Manter as unhas curtas e limpas ajuda a que a criança não se arranhe e diminui a probabilidade de infeção.
• As roupas que contactam diretamente com a pele, incluindo os lençóis, devem ser de algodão e deve evitar-se o uso de calçado sintético, de plástico ou borracha.
• O pó doméstico, devido aos ácaros é frequentemente um fator de agravamento da dermatite atópica, pelo que é aconselhável, remover tapetes, alcatifas, cortinas, livros, peluches e tudo aquilo que possa levar à acumulação de pó no quarto da criança. Deve manter-se a casa arejada, e aspirar frequentemente, incluindo os colchões.
A dermatite atópica pode ser confundida com outros problemas de pele, se não for corretamente tratada pode causar alterações crónicas da pele e, em casos graves, podem ser necessários medicamentos, pelo que é importante procurar aconselhamento médico.
Jacinta Mendes,
Nuno Vilas Boas,
Filomena Rebelo