Danieli Fand e Mayra Fanese são brasileiras e abriram o seu negócio nas Caldas em Maio

Abriu recentemente a Scooby Doo Pet, um novo espaço para banhos e tosquias dos amigos de quatro patas nas Caldas da Rainha. A loja localiza-se na chamada Rua do Jardim e é uma aposta das brasileiras Mayra Fanese e Danieli Fand

Abriu recentemente no nº 63 da Rua Alexandre Herculano (conhecida como Rua do Jardim), nas Caldas, a Scooby Doo Pet, um novo espaço para os banhos e tosquias dos amigos de quatro patas. Trata-se de uma aposta das brasileiras Mayra Fanese e Danieli Fand. “Em Março vim para Portugal, logo para as Caldas, porque os maus pais vivem aqui há 15 anos”, contou Mayra Fanese.
Natural de Coritiba, já há 12 anos que ela trabalhava na área das tosquias, depois de ter tirado um curso nesta área e de ter aberto o seu negócio na terra onde nasceu. “Entendi que fazia falta nesta cidade, porque apesar de existirem alguns serviços, o trabalho que fazemos é diferente”, explicou.
Uma das diferenças é visível mas se chega à loja: é que é todo o processo é feito em frente ao cliente, desde a lavagem ao corte das unhas ou limpeza dos ouvidos, passando pela tosquia. Os cuidados a ter variam muito consoante o tamanho e o tipo de pêlo do cão e esses serão também os factores (bem como o tipo de tosquia que o cliente quer) que irão influenciar o preço a pagar pelo serviço.
O pacote inclui o corte de unhas, a limpeza dos ouvidos, o perfume e os enfeites.
Os cães maiores podem levar entre três e quatro horas para banho e tosquia. “Temos de fazer as coisas com calma, para não assustar os cães, temos de priorizar o bem-estar dele”, disse Mayra Fanese, fazendo notar que os animais, quando ali chegam pela primeira vez estão algo desconfiados por não saberem onde vão, sendo então necessário ganhar a confiança deles.
Para os banhos são utilizados produtos próprios para cães e a secagem é feita com um aparelho próprio.
A agora empresária realça que “às vezes sai mais caro dar banho aos cães em casa, por causa das doenças de pele que podem ser causadas por uma má secagem”.
A mudança para Portugal está a ser, segundo as próprias, agradável. “A vida aqui é mais calma, tranquila e saudável”, afirmou.
Depois de decidirem abrir este negócio, procuraram um local para se instalarem. “Foi difícil encontrar um espaço adequado, vi muitas lojas e pesquisei muito”, contou Mayra Fanese.
Na loja, que não necessitou de grandes obras, as próprias montaram uma bancada para fazer a tosquia e uma banheira para os banhos dos amigos de quatro patas.
Em termos burocráticos garantem que foi bastante fácil abrir o seu negócio, sendo que para tal contribuiu o facto de o pai de Mayra já ter um negócio na cidade há cerca de cinco anos – a Total Reparos, na Rua das Montras. “Foi muito mais fácil em termos burocráticos do que seria no Brasil”, contam.
Na escolha do local a localização é sempre um ponto importante. Neste caso, agradou-lhes o facto de ser “um sítio central”, disse Mayra Fanese, que salientou ainda o facto de “ficar muito perto de casa dos meus pais e da Praça da Fruta e do Mercado do Peixe”.
Por outro lado, esta é uma rua pedonal numa zona residencial e comercial, onde passam muitas pessoas todos os dias e onde se passeiam muitos cães.
A loja abriu as portas no dia 27 de Maio. Funciona de segunda-feira a sábado, entre as 10h00 e as 19h00, com uma pausa para almoço entre as 13h00 e as 14h30.
O trabalho ali é desenvolvido também pode ser acompanhado através das redes sociais (facebook.com/scoobydoopetcdr ou instagram.com/ma-yra3686).
Aos sábados os cães ficam na “montra” e atraem a curiosidade de várias pessoas, especialmente crianças, que por ali passam e páram para os ver.