Uma cervejaria que é uma homenagem a Thomaz dos Santos

0
791
Os primeiros dias têm sido de intensa atividade

Abriu o Real Balcão 5, um novo restaurante e mercearia que mantém mobiliário da icónica loja de ferragens

Hoje, entrar na antiga loja do Thomaz dos Santos, no Largo Heróis de Naulila é uma viagem interessante. Ali funciona, desde a última semana, uma cervejaria, restaurante e mercearia que presta homenagem ao fundador da empresa e à icónica loja de ferragens que ali funcionou durante décadas.
Grande parte do mobiliário de um estabelecimento tão familiar aos caldenses e não só, foi mantido. As prateleiras, agora iluminadas e o grande balcão de dez metros foram mantidos, com uma pedra de mármore colocada em cima, o chão e o tecto foram recuperados, mas um dos grandes pormenores que se realça são as icónicas gavetas de ferragens, que aqui ganham um aspeto museológico.
O design foi do caldense Daniel Rebelo, que procurou manter e valorizar a história e identidade da casa, dando ao espaço um traço de contemporaneidade e de conforto.
O Real Balcão 5 é um restaurante, cervejaria e mercearia, onde é possível encontrar produtos regionais, como marmeladas, compotas e mel, mas também sal de Rio Maior. A cervejaria foca-se nos petiscos e no marisco e tem uma vantagem: é que tem cerveja pasteurizada em dois grandes depósitos e que, desta forma, não necessita de gás artificial. Mas o Balcão 5 funciona também como restaurante, com refeições diárias, onde se destacam o Bife à Balcão, mas também o Arroz de Marisco, o de Cabidela e o Arroz de Pato à Antiga. Aberto entre as 10h30 e as 24h00.

É o segundo restaurante da dupla de empresários que tem sociedade há 7 anos

Esta nova oferta resulta da aposta de Tiago Cardoso e Miguel Santos, dois jovens riomaiorenses que são sócios, formalmente, há sete anos, desde os 20 anos, sendo que, informalmente, esta sociedade nasceu muito antes. Colegas e amigos desde os três anos, a dupla enveredou pelo caminho da cozinha, formando-se na área. Depois de concluídos os cursos, aliaram-se para abrir uma empresa de produção e distribuição de produtos alimentares (com grande foco na pastelaria ultracongelada), no Landal, agora a funcionar em Rio Maior. Entretanto veio um restaurante e um quiosque em Óbidos e, dois anos depois, o Balcão 5, naquele que é o maior investimento da empresa. “É um investimento de cerca de 150 mil euros na recuperação de toda a loja e mobiliário e na decoração”, revelaram. “Não é, para nós, mais um restaurante”, notaram, salientando a identidade única do espaço e a história e personalidade do fundador da empresa. “Caldas necessitava de um projeto como este”.
Foram criados 10 novos postos de trabalho, sendo que o grupo já emprega cerca de 40 pessoas. ■

 

Faça em casa

Ingredientes: bife de 200g de atum, sal, pimenta, óleo de sésamo, vinho branco, uma colher de sopa de manteiga, uma colher de café de pasta de alho, maionese de choco e lima

1º Temperar os bifes

Temperar os bifes com sal, pimenta e óleo de sésamo.

 

2º Corar o atum

Corar numa frigideira quente com um fio de azeite os bifes temperados (30 segundos de cada lado)

 

3º Adicionar Manteiga e pasta de alho

Juntar uma colher de sopa de manteiga e uma colher de café de pasta de alho

 

4º Refrescar Vinho branco

Refrescar com vinho branco e adicionar uma colher de sopa de molho de soja. Retirar os bifes, cortar em cubos

5º Cortar e empratar
Empratar com o molho e juntar a maionese de choco e lima e os rebentos de coentros