Vacinação antirrábica arranca nas Caldas

0
152
A vacinação tem um custo de 10 euros

A vacina contra a raiva é obrigatória para cães com idade superior a três a meses

A campanha de vacinação antirrábica vai ser iniciada ainda durante o mês de abril no concelho das Caldas da Rainha, este ano em moldes diferentes, sob a orientação da Direção-geral de Alimentação e Veterinária e a Direção-geral de Saúde.
A vacinação vai decorrer todas as segundas e quartas-feiras do período entre 26 de abril e 28 de julho (exceto 3 de maio), sob a coordenação da médica veterinária Daniela de Sousa Calado, que exerce também funções de veterinária municipal. O horário da vacinação é entre as 10h00 e as 11h30 às segundas-feiras e das 9h30 às 11h30 às quartas-feiras.
Todas as datas disponíveis abrangem todas as freguesias do concelho, ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, quando havia datas exclusivas para determinadas freguesias.
Os interessados em aderir à campanha devem fazer a sua marcação pelo telefone 262240038.
Além destas datas, a vacinação poderá ainda ser realizada todas as segundas-feiras entre 13 de setembro e 29 de novembro, com marcação prévia.
A vacinação tem uma taxa de 10 euros por animal, acrescendo 1 euro quando estes não possuam o respetivo boletim sanitário. Por animal que não tenha o registo eletrónico certificado, que também é obrigatório, é cobrado ainda um valor de 2,50 euros para a realização do respetivo registo.
A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os cães com mais de três meses de idade. A falta de vacinação e a ausência de identificação eletrónica certificada são puníveis com coimas que vão de 50 a 3740 euros, ou 44890 quando se trata de pessoas coletivas. ■