O Yoga é saúde! – Os CHAKRA

0
956
- publicidade -

O sistema endócrino controla quase tudo no nosso organismo, é constituído por agentes químicos, que produzem hormonas responsáveis pelo bom funcionamento do nosso corpo. Quando o sistema endócrino não funciona adequadamente, podemos ficar doentes.
Um exemplo de alterações no sistema endócrino é o hipotiroidismo, responsável pelo aumento da massa corporal, criando gordura e tornando a pele baça. Em oposição o hipertiroidismo é causador de hipertensão, nervosismo, excesso de atividade, coloca o organismo a trabalhar de forma acelerada e desregulada.
As glândulas endócrinas vão dar informações à hipófise e esta glândula através dos neurotransmissores tende a chegar à pineal. Atingindo a glândula pineal todo o funcionamento orgânico e o sistema emocional fluem adequadamente. O seu estímulo motiva-nos para o ”convívio com o melhor nós.” Temos acesso a uma espiral ascendente de entusiamo e alegria em oposição à espiral descendente da depressão.
As glândulas têm um Chakra (vórtice recetor, transformador e dinamizador de energia) que as governa, quando o Chackra desperta produz um Bíja Mantra (um som semente). Os Chakra situam-se numa pequena concavidade ou depressão e necessitam de grande subtileza para serem encontrados, daí que a prática do Yoga e os conhecimentos do Sámkhya, bem como a orientação de um guia (Guru) devidamente esclarecido ajudará a desvendar este fabuloso mistério da vida que habita em cada um de nós.
Existem sete Chakra principais que se fixam no merudanda, a extensão, e especialização da espinal-medula como tentáculo único de um polvo cuja extremidade é o cérbero, sendo o pescoço uma grande ramificação de todo o sistema nervoso, promovendo a ascensão ao nosso cérbero.
Quando na penumbra começamos a ver energia e a sentirmos que somos recetores e não só produtores, que recebemos do universo raios gama, fotões, raios cósmicos que transformamos. Quando tomamos consciência que a aura é uma perda de energia que é emanada subtilmente mas em crescendo. Que somos irrigados por dentro pela energia vital, então começamos a vislumbrar o poder que possuímos.
É hipócrita a censura que se faz às nossas energias, porque a energia corretamente ativada produz ser humanos esclarecidos e elevados e por isso seres que não se deixam manipular.
Tudo o que se faz por máquinas o ser humano pode fazer melhor, por isso devemos dar valor à vida que possuímos, preservando a saúde e amar!

Pedro Capinha, Diretor do Centro do Yoga de Leiria, Áshrama-Leiria; Presidente do Centro do Yoga Sámkhya; Áshrama de Caldas da Rainha

- publicidade -