
Ali nas instalações do Centro Social há constantemente um encontro de gerações entre os que chegam ao colo dos pais atravessando os pátios até às salas das atividades, e os que nos andares de cima residem, ou no Centro de Dia vão ainda desenvolvendo diversas iniciativas que põem à prova as suas capacidades e criatividade.
Forçando um pouco o mote da encíclica do Papa Francisco – Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum, aqui poderíamos dizer que esta é a casa que é comum às várias gerações, porque não ficamos à porta do ser humano, mas acolhemos todos nas suas valências e do muito que aqui podem partilhar, nas várias etapas da vida.
Ao celebrarmos os 25 anos desta Instituição, sabemos bem como é importante ajudar as crianças a gradualmente saberem aceitar um esforço diário de aprendizagem sem desistir, porque na vida tudo o que se alcança é o resultado de um investimento próprio, com muita persistência e amor no que se faz. E para os mais idosos o espaço é de conforto, de carinho e muita dedicação à história de vida de cada um que é inigualável e irrepetível.
A Cidade dispõe de uma valência que é colocada ao serviço das famílias. Aqui são prestados os cuidados de Creche, Ensino Pré-escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e Atividades de Tempos Livres, no setor infantil. Na vertente de apoio aos mais idosos, são disponibilizadas as respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Presta, também, Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social.
Com o seu caris humanista com os princípios cristãos, todas as atividades desenvolvidas têm em mente o desenvolvimento integral do ser humano, para que em cada fase da vida cada um se sinta forte, competente e atento aos outros, numa atitude de profundo respeito pela sua personalidade, tendo por referência a pessoa de Jesus Cristo.
Simultaneamente o Centro Social Paroquial tenta cultivar nos “paroquianos a noção das suas responsabilidades sociais, motivando-os para a exigência cristã do anúncio da Palavra de Deus e da partilha de bens e levando-os a dar respostas concretas às carências que se verifiquem entre os habitantes da paróquia”.
Como seria bom que muitos pais, muitas famílias visitassem e conhecessem por dentro o que ali se faz, com muito amor e dedicação. Pretende-se uma casa aberta a toda a comunidade, independentemente da crença religiosa de cada um.
Direcção do Centro Social Paroquial





