Plataforma Solidária Animal funciona em todo o país e pretende juntar quem precisa de apoio para cuidar dos seus animais a quem está disposto para dar essa ajuda
A Plataforma Solidária Animal (PSA), lançada pela Animalife no final de Março, já permitiu fazer chegar cerca de 35 toneladas de ração a mais de seis mil animais em risco, acolhidos em associações de todo o país, entre as quais a Associação Protectora dos Animais do Cadaval e a Tico & Teco, que tem acção nas Caldas da Rainha. A associação prepara agora nova ronda de entregas.
A PSA, lançada pela Animalife no final de Março, conta já com mais de 135 voluntários inscritos, sob um lema comum: ajudar os mais afetados pela pandemia de COVID-19.
As pessoas disponíveis para apoiar vêm de todo o país, embora com mais incidência em Lisboa e no Porto.
A maioria optou por ajudar financeiramente, através da opção apadrinhamento de despesas. Mas há também muitos que se mostram disponíveis para apoiar em tarefas de apoio aos mais idosos, como comprar e entregar bens alimentares ou passear animais de estimação.
A plataforma reuniu ainda um grupo de pessoas disposto a alimentar colónias, em caso de impedimento dos cuidadores habituais, e um outro grupo candidato a Famílias de Acolhimento Temporário (FAT), também aqui em caso de impossibilidade dos donos em assegurarem os cuidados aos seus animais de estimação, por motivo de doença ou até mesmo de internamento.
Com a criação da PSA, a Animalife pretende fazer a ponte entre pessoas disponíveis para ajudar e aqueles que precisam de apoio.
Além da distribuição de alimentação animal pelas associações animais, a PSA pretende ainda apoiar noutras situações, como a ajuda a doentes infectados que não têm com quem deixar os seus animais de companhia (FATs – Famílias de Acolhimento Temporário), ou pessoas dos grupos de risco, que estão limitadas nas suas saídas e, por isso, têm necessidade de quem lhes passeie os animais de companhia. A plataforma propõe-se ainda a encontrar, na zona de residência, voluntários que ajudem na compra e entrega de alimentação, medicamentos e outros produtos para animais, que ajudem na alimentação de colónias, no transporte de animais para clínicas veterinárias, ou ainda no apadrinhamento de despesas essenciais, como alimentação, medicamentos ou despesas médico-veterinárias.





