Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:39
- publicidade -
InícioEconomiaProjeto europeu da EDP decorreu nas Caldas

Projeto europeu da EDP decorreu nas Caldas

-

Clientes de Caldas, Alcochete, Valverde e Mafra participaram no InteGrid, que foi dado como concluído

A EDP Distribuição anunciou, na semana passada, o encerramento do projeto europeu InteGrid, que contou com 14 parceiros de 8 países europeus e a participação de 145 clientes domésticos e 20 clientes de média tensão das localidades de Caldas da Rainha, Alcochete, Valverde e Mafra.
Segundo a empresa, passados 46 meses, o projeto “apresentou resultados positivos para todos os envolvidos”, permitindo poupanças de consumo de energia a rondar os 9,5%.
O projeto contemplou o desenvolvimento de um elevado conjunto de ferramentas de gestão de redes inteligentes e a instalação de equipamentos como baterias e painéis solares, na casa dos clientes residenciais, de forma a permitir uma maior interação e disponibilização de dados na rede elétrica.

Iniciativa assentou na utilização de ferramentas de gestão de redes inteligentes e instalação de painéis solares

Já nos clientes de média tensão acabou por ser instalada uma solução de monitorização de consumo inteligente.
Para os 145 clientes domésticos envolvidos no InteGrid, que viram as suas habitações instaladas com painéis solares fotovoltaicos durante o período de realização do estudo, foi possível demonstrar a obtenção de um autoconsumo de 57%, ou seja, “energia renovável gerada localmente e gerida de forma distribuída, reduzindo o consumo da rede de forma proporcional”, frisou a EDP Distribuição, em nota de imprensa.
Já na rede de média tensão, as ferramentas implementadas e a flexibilidade disponibilizada pelos clientes, permitiu identificar e resolver antecipadamente 100% dos constrangimentos previstos na rede. Nestes clientes, os resultados demonstraram ainda uma poupança até 9,5% no consumo de energia.
Este programa obteve um financiamento de 14,5 milhões de euros da Comissão Europeia e, segundo a EDP Distribuição, “aproximou os cidadãos de Portugal, Suécia e Eslovénia dos agentes do setor elétrico”.

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.