Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 16:54
- publicidade -
InícioOpiniãoCorreio LeitoresA natureza é perfeita

A natureza é perfeita

-

Foi tornada público a iniciativa de vários empresários obidenses, em colocar cem ninhos em madeira para pássaros na vila, a celebrar o início da primavera, para incentivar os passarinhos a que ali façam os ninhos e que servirão, num futuro próximo, para a realização de um roteiro. Dizem que “os ninhos são verdadeiras obras de arte e engenharia, outros são toscos e despreocupados”. Uma coisa é certa: não são melhores obras de arte, do que os ninhos feitos pelos passarinhos…
Nada tenho contra a iniciativa e até poderá ser uma experiência… Mas só quem nunca teve um ninho na mão ou não conviveu com as várias espécies de aves é que pode pensar, jamais, que uma ave ali faça o seu ninho ou tenha a sua cria…
Para quem desconhece, as aves antes de construírem o ninho, a sua primeira preocupação é a sua segurança e da cria para a possível proximidade do inimigo… Depois sim, a sua construção natural perfeita de excelência, em função da sua espécie, sendo a mais conhecida, dos pardais telhado ou charéus como são conhecidos e outros. Os mesmos são construídos de pequenos pauzinhos entrelaçados e cruzados, que formam um rendilhado maravilhoso, mas bem resistente. O seu interior é uma fofura, composto de uma penugem, para que as crias estejam bem protegidas, confortáveis e bem assim, conservarem e manterem o calor ambiente necessário, para a sua sobrevivência.
Deixo aqui um desafio, quando alguém conseguir verificar uma ave ali fazer o ninho, ou a fazer sua cria, filmar e tornarem público essa experiência única, estou curioso…que tenham muito sucesso “A NATUREZA É PERFEITA”… ■

Victor Diniz

Loading

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.