O Município do Cadaval está a assinalar simbolicamente a Semana da Floresta, proporcionando em articulação com o Agrupamento de Escolas, de 21 a 25 de março, um conjunto de ações de sensibilização centradas na plantação de árvores pelas diferentes escolas do concelho, no total de 23 plantações.
A árvore escolhida para ser plantada foi o Carvalho-Cerquinho, uma espécie espontânea que cresce, principalmente, no centro do País.
O Município fará a entrega e plantação de uma árvore por cada escola (uma pelas turmas de jardim de infância e uma pelas turmas de 1.º ciclo). No caso da escola-sede do Agrupamento de Escolas, será entregue, ou plantada, uma árvore por cada polo. Será também oferecida uma placa com a descrição ilustrada da espécie arbórea, que incluirá um espaço destinado a colocar o nome do “padrinho” da árvore, neste caso o nome da escola, ou turma respetiva.
Será ainda entregue, por cada sala, o guia “Venha descobrir as árvores da vila do Cadaval”.
Paralelamente, o Município lançou, ao Agrupamento de Escolas, o desafio de cada turma apresentar um trabalho para, posteriormente, ser feita uma exposição artística na Biblioteca Municipal alusiva à temática da “Floresta”.
Recorde-se que a Semana da Floresta é uma atividade anual do Município do Cadaval que, em condições normais, levaria os alunos do Concelho à Serra de Montejunto no intuito de participarem num conjunto de ações de sensibilização para a preservação da floresta e do ecossistema em geral. Mais recentemente, também o município de Alenquer viria a aderir a esta iniciativa em Montejunto, que se encontra interrompida devido à pandemia.





