Quarta-feira, 14 _ Janeiro _ 2026, 20:13
- publicidade -
InícioSociedadeMonumento na Foz do Arelho homenageia mariscadores

Monumento na Foz do Arelho homenageia mariscadores

-

Escultura da autoria de José Carlos Almeida convida à fotografia

Foi inaugurada no sábado na Foz do Arelho uma escultura, da autoria de José Carlos Almeida, em homenagem aos pescadores e mariscadores da Lagoa de Óbidos.
Situada na rotunda da Rua Visconde de Morais, com uma vista privilegiada para a praia, a escultura representa “um gesto de respeito por quem moldou a sua vida pelas marés da Lagoa, em silêncio e resiliência”, afirmou Fernando Sousa, presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho. O autarca lembrou “os homens e mulheres que retiraram sustento das águas calmas, enfrentando desafios com firmeza”, sublinhando que esta é “uma homenagem justa a um saber antigo, passado de geração em geração”.

A escultura evoca a tradicional bateira utilizada na Lagoa de Óbidos, na qual um mariscador navega as águas em busca de sustento, e convida os visitantes a tirar fotografias e admirar a vista.

Presente na cerimónia, o edil Vítor Marques salientou o esforço que as autarquias das Caldas, Foz do Arelho e Nadadouro têm feito para dar melhores condições aos mariscadores, adiantando que está prevista a colocação de um contentor para que estes possam guardar as artes de pesca.

- Advertisment -

Edição #5625

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.