Sexta-feira, 30 _ Janeiro _ 2026, 12:22
InícioEconomiaEssência do Saber celebra 25 anos

Essência do Saber celebra 25 anos

-

Empresa nasceu em Leiria há 25 anos e está desde 2011 nas Caldas

A Essência do Saber nasceu em 2000, em Leiria, pela mão do casal Isabel e Paulo Moço, num pequeno escritório, com quatro salas. Foi crescendo. Sete anos depois abriu a primeira delegação, em Alcobaça, que “foi um desafio, mas tem corrido muito bem”. Em 2009 mudaram de instalações em Leiria e dois anos mais tarde, em 2011, abriram as instalações na cidade termal. Em 2012 mudaram de instalações em Alcobaça e, em 2015, nas Caldas, para as atuais, em frente à Praça de Touros. Foi nessa altura que Paulo Moço saiu do ensino e se dedicou a tempo inteiro à empresa.

No último ano fizeram obras de expansão nas Caldas, com a criação de uma nova sala, sendo agora nove. “Presente em três cidades, com espaços muito maiores, o número de alunos que atendemos ultrapassa os 700 a 800 por ano, temos no conjunto das três cidades cerca de 70 profissionais a trabalhar connosco e tentamos manter uma relação próxima com todos”, refere o empresário, revelando que, quando começaram, a equipa era de apenas oito pessoas.

Em relação às diferenças nos alunos nestes 25 anos, sente que as necessidades mudaram e que atualmente “é mais difícil captar-lhes a atenção, têm tanta informação, chega-lhes tanta chamada de atenção que às vezes é difícil”. Outro dos grandes desafios passa por terem os horários cada vez mais preenchidos. A taxa de sucesso é acima dos 90%, com os objetivos propostos para cada aluno.

O foco da empresa são as aulas individuais, que representam cerca de 90%. “Foi uma aposta por uma razão de qualidade”. Se inicialmente faziam em grupo, em pouco tempo perceberam a importância de os alunos terem um espaço só para eles e apostaram numa forma de dar explicações individual, “ainda que saibamos fazer contas, e que seja menos rentável a curto prazo, mas a longo prazo trouxe-nos a ter 25 anos, porque a qualidade é outra”, frisa. Atualmente, revela, “nos três centros não temos capacidade para dar resposta à procura”. Os alunos são das Caldas, Óbidos e São Martinho do Porto, mas também têm aulas online, onde contam com estudantes do Bombarral, de Cascais ou… de Angola, por exemplo. O horário das explicações vai das 9h00 às 20h30 durante a semana. Ao sábado também ocorrem, mais durante a manhã.

O espaço é também alugado para formações e, para o futuro, gostavam de “diversificar a oferta e olhar para outros ramos de negócio que permitam combater a sazonalidade”, caraterística do negócio, que no verão praticamente não tem atividade.

Neste quarto de século “a nossa missão não mudou, continuamos a olhar para cada aluno como alguém individual, com necessidades específicas, que gostamos de tratar pelo primeiro nome, conhecer as dificuldades e ajudar a ultrapassá-las, não olhar como um número”. E se, quando abriram a empresa, ainda não tinham filhos, mas tinham como lema: tratar as crianças como um dia gostavam que tratassem os filhos que viriam a ter, hoje, com três filhas, “fazemos o mesmo, tentamos tratar as nossas crianças como se fossem os nossos filhos”.

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.