
Chama-se Eduardo Morais é caldense e tem 25 anos. Formou-se em Som e Imagem na ESAD e depois de se ter estreado com “Meio Metro de Pedra”, documentário sobre o rock em Portugal, o autor quer agora dedicar-se a um novo filme onde vai focar a relação que dez coleccionadores de vinyl portugueses têm com os seus discos. “Este filme abordará a música pelo seu formato, pelos reflexos das suas capas e pelas viagens dos próprios discos até ao seu proprietário final”, disse o realizador à Gazeta das Caldas. Só que para poder filmar este documentário, o jovem precisa de angariar fundos e lembrou-se de recorrer ao crowdfunding, uma campanha que decorre on-line (ver http://ppl.com.pt/pt/prj/musica-em-po) e é com a colaboração de todos que o realizador espera obter o necessário fundo para a rodagem.
“Vou tentar atingir o patamar de 900 euros para comprar material e pagar as deslocações que vou ter que fazer durante a rodagem”, disse Eduardo Morais.
Como é possível ver na página on-line, este projecto já conseguiu angariar 640 euros e explica aos “patrocinadores” todas as vantagens que podem obter quando contribuem financeiramente para a concretização do projecto. Um mínimo de cinco euros dá direito a ter o nome nos créditos do documentário. Se a contribuição for de 200 euros, a referência no filme será de “produtor executivo”, além de receber um convite para a ante-estreia (que decorrerá em Lisboa) e um DVD com o próprio documentário.
A rodagem começará em 2013 e vai ser realizado, produzido e totalmente captado pelo jovem caldense. Em “Música em Pó” vão participar os coleccionadores Rui Miguel Abreu (BLITZ), João Carlos Callixto (RTP), os Beatbombers (campeões mundiais de scratch) e ainda o apresentador Júlio Isidro. “Numa altura em que o vinyl é o único formato musical físico que aumenta anualmente as vendas, a minha ideia é fortalecer no espectador uma empatia pelo formato, através das histórias que estes “monstros” musicais têm para contar”, rematou o autor.
O filme conta para já com um destacado apoio: o bar Parqe, que hoje, sexta-feira (14 de Dezembro) se associa à campanha cobrando um euro extra nas entradas desta noite.
Documentário de estreia passou por 40 localidades
O filme de estreia de Eduardo Morais, “Meio Metro de Pedra” foi apresentado em Outubro de 2011 e percorreu cerca de 40 localidades por todo o país, quebrando uma barreira no cinema independente português e somando alguns milhares de espectadores.
“Foi uma temporada que me deu um prazer enorme, pois soube que levei algo novo a um público com sede de conhecimento e mostrei-lhes bandas e histórias que desconheciam por completo”, disse o realizador.
O problema é que a digressão não rendeu muitos euros e como as deslocações são cada vez mais caras, é difícil suportar as despesas. Por isso, Eduardo Morais disponibiliza o seu primeiro filme online.
Actualmente o caldense está a realizar um outro documentário sobre a banda lisboeta The Poppers, que vai sair com o terceiro disco do grupo e está a trabalhar num outro que irá acompanhar um estudo sobre a sociologia do Punk em Portugal, designado “Keep It Simple, Make It Fast”.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt








