Começa na segunda-feira, 24 de Fevereiro, a Semana Nacional da Cáritas, que tem como tema de reflexão este ano “Fé comprometida. Cidadania ativa” e que é marcada pelo peditório público que decorre até 3 de Março.
O já tradicional peditório irá reverter a favor dos diferentes projectos sociais desenvolvidos em cada uma das Cáritas Diocesanas do país, reunindo milhares de voluntários, dando o exemplo a todos os cidadãos e chamando a atenção para os temas da cooperação e cidadania activa.
“Num período extremo como o que vivemos actualmente, com o aumento exponencial dos casos de pobreza e de exclusão social e suas consequentes problemáticas, a temática chave que, este ano, servirá de suporte à nossa reflexão prende-se com os valores de Fé e Solidariedade”, refere o Presidente da Cáritas, Eugénio da Fonseca.
A Cáritas Portuguesa alerta, uma vez mais, para o flagelo da crise económica e o exponencial aumento do número de casos de exclusão social no nosso país. Segundo registos internos da Cáritas, em 2012, mais de 56 mil famílias solicitaram apoio à instituição e, a nível individual, foram declarados mais de 158 mil pedidos de ajuda em território nacional. Ao longo do ano 2012, a Cáritas Portuguesa registou um aumento das situações de emergência social na ordem dos 60% em relação ao ano anterior.
A Cáritas Portuguesa mantém o seu compromisso com a população, nomeadamente a mais carenciada, e irá dar continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver, em colaboração com as várias paróquias, “no sentido de alimentar a esperança dos portugueses e proporcionar-lhes condições de dignidade que permitam a todos acreditarem que serão capazes de ultrapassar estes tempos difíceis”.
P.A.





