
Carlos Coelho, que é eurodeputado e já presidiu à distrital de Santarém do PSD, concorre em quinto lugar, Fernando Costa, que foi presidente da Câmara das Caldas e actualmente é vereador em Loures e presidente de Distrital de Leiria do PSD, figura em 10º lugar, Luís Barros Mendes, deputado municipal em Alenquer pelo CDS/PP integra a lista em 19º lugar, e Teresa Faria, deputada municipal da Lourinhã pelo PSD, é suplente.
Estes candidatos prometem dar uma atenção especial à região Oeste, nomeadamente nas áreas da agricultura, re-industrialização, emprego e solidariedade. Na apresentação pública realçaram a necessidade de melhoria da Linha do Oeste, “como eixo dorsal da própria região para pessoas e mercadorias”, refere o PSD Oeste. Foi também manifestada sensibilidade para a resolução dos problemas ambientais, nomeadamente as arribas, praias, rios e lagoas, assim como para os sectores agrícolas mais relevantes na região, como é o caso da fruta, vinho e hortícolas.
Os sociais-democratas dizem tratar-se de uma “equipa de proximidade, com provas dadas na sua vida política, autárquica e profissional, que acreditam no projecto europeu e que se apresentam como embaixadores dos portugueses no PE”.
Os candidatos defenderam ainda que a Europa precisa de Portugal, nomeadamente do seu “posicionamento euro-atlântico, da relação com os países lusófonos e da valência do português como a sétima língua mais falada no mundo”. Por outro lado, reconhecem que o inverso também é verdadeiro e recusam a saída do euro e da Europa, justificando que isso teria consequências “muito graves” ao nível do rendimento dos portugueses.
“Queremos uma Europa que ajude a diminuir as assimetrias, que apoie as regiões mais desfavorecidas e que aposte decididamente no crescimento económico e na promoção do emprego, nomeadamente dos jovens”, concluem.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt








