
As verbas serão aplicadas na criação de um stand onde serão expostos e feitas demonstrações dos produtos e serviços mais característicos do Oeste e na elaboração de material promocional, como spots de vídeo que serão exibidos, por exemplo, no live stream nos tempos mortos da prova.
O protocolo envolve o Turismo do Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Câmara de Peniche e OesteCIM.
Durante a apresentação, António José Correia, presidente da Câmara de Peniche, apresentou alguns dos números que fazem deste evento um dos mais mediáticos do país. Em termos de assistência presencial, o evento já trouxe a Peniche cerca de 550 mil pessoas, com algum destaque para o mercado espanhol, que representa quase 40% entre os estrangeiros.
A assistência através do live stream (transmissão directa através da internet) oficial tem crescido de ano para ano e atingiu em 2013 um total de 12,7 milhões de visualizações por um total de 3,9 milhões de visitantes e com um tempo médio de visualização de 42 minutos. Neste campo, o principal mercado é o brasileiro, seguido do português, do australiano e do francês.
António José Correia referiu ainda que só as notícias publicadas nos media nacionais permitem um ganho exponencial em relação ao que é investido na prova. A exposição que a região teve na televisão, na rádio, nos jornais e nas plataformas de Internet, geraram um retorno de quase 22 milhões de euros, segundo os números apresentados pelo autarca e que resultam de estudos de impacto económico.
A maior fatia pertence ao tempo que as televisões dispensaram ao evento, que gerou um retorno de 16 milhões de euros.
O autarca penichense acrescentou ainda que a etapa de Peniche do ASP World Tour que apelidou de Fórmula 1 do surf tem tido um grande impacto na economia e no investimento na região. Havia défice de alojamento e já existem projectos privados nesta área, em ligação com o PO Centro, sobretudo para a reabilitação de casas para alojamento, mas também para a restauração, acrescentou o edil.
Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt





