Encontram-se abertas, até 23 de Setembro, as candidaturas para a segunda fase de acesso ao ensino superior. Os resultados desta fase serão conhecidos a 29 de Setembro. Na primeira fase já entraram 1513 novos alunos no Politécnico de Leiria (23 cursos preencheram já a totalidade das vagas disponíveis), mas ainda existem 406 vagas para esta segunda fase.
[showhide]
Grande parte dos cursos da ESAD, nas Caldas da Rainha, foram preenchidos na primeira fase, ficando apenas algumas vagas para as candidaturas em Setembro. Com mais vagas por preencher está a licenciatura em Programação e Produção Cultural, que é uma novidade neste ano lectivo e que provavelmente ainda não teve tempo de se dar a conhecer.
Gazeta das Caldas dá a conhecer quais os cursos a que os jovens ainda podem concorrer neste politécnico, assim como nos de Santarém e Tomar.

A ESAD preencheu 334 das 350 vagas disponíveis na primeira fase de candidatura ao ensino superior. Os cursos de Artes Plásticas, Design Gráfico e Multimédia (diurno e pós-laboral), Design Industrial, Som e Imagem e Teatro já estão completos, restando apenas quatro vagas para o curso de Design de Ambientes, uma vaga para o de Design de Produto – Cerâmica e Vidro e 19 vagas para o de Programação e Produção Cultural, este último novidade na escola caldense.
Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche os cursos de Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico e Turismo ficaram completos na primeira fase, restando ainda vagas para os de Animação Turística (4), Biologia Marinha e Biologia Marinha e Biotecnologia (22), Biotecnologia (25), Gestão de Eventos (2) e Restauração e Catering (11).
Em Leiria, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, já foram preenchidas todas as vagas dos cursos de Comunicação e Media, Desporto e Bem-Estar, Relações Humanas e Comunicação Organizacional, Serviço Social, Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português. Na segunda fase restam ainda 21 vagas para Desporto e Bem-Estar (regime pós-laboral), 13 vagas para Educação Básica, 8 vagas para Educação Social, 18 vagas para Relações Humanas e Comunicação (regime de ensino à distância) e 11 vagas para Serviço Social (regime pós-laboral).
Já na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) ficaram completos na primeira fase os cursos de Administração Pública, Engenharia Informática, Gestão, Jogos Digitais e Multimédia, Marketing e Solicitadoria. Biomecânica ainda tem abertas, para a segunda fase, 9 vagas, Contabilidade e Finanças possui 1 vaga e em regime pós-laboral 16 vagas, Engenharia Automóvel tem 15 vagas, Engenharia Civil tem 23 vagas e Engenharia da Energia e Ambiente tem 17 vagas. Já Engenharia e Gestão Industrial disponibiliza para esta segunda fase 9 vagas, Engenharia Electrotécnica e de Computadores possui 24 vagas em regime diurno e 15 vagas em pós-laboral.
Ainda existem 28 vagas para Engenharia Informática (pós-laboral), 10 vagas para Engenharia Mecânica em regime diurno e 10 para pós-laboral, 12 vagas para Gestão e 21 para Solicitadoria (ambas em regime pós-laboral).
Na Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) as vagas para Diatética, Enfermagem, e Fisioterapia ficaram preenchidas na primeira fase. Os candidatos à segunda fase poderão ainda inscrever-se nos cursos de Ciências da Informação em Saúde (14 vagas), Terapia da Fala (12 vagas) e Terapia Ocupacional (6 vagas).
Da oferta formativa do IPLeiria no que respeita a licenciaturas, 23 cursos preencheram já a totalidade das vagas disponíveis. Os cursos que registaram a média de entrada mais alta (do último estudante colocado) foram os de Design Gráfico e Multimédia da ESAD (14,90), e Fisioterapia da ESSLei (14,20).
Ao todo, este instituto recebe 1.513 novos estudantes nas suas licenciaturas, e incrementa a taxa de preenchimento de vagas de 77% para 80%, valor que sobe para 86% no que respeita às vagas em regime diurno. É o quinto ano consecutivo em que este instituto de ensino superior aumenta o número de colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, registando um crescimento de 4% em relação a 2015, o que corresponde à colocação de mais 58 estudantes que no ano anterior.
Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, refere em nota de imprensa que, em termos nacionais, foi uma das instituições que registou o maior aumento do número de estudantes colocados, estando entre as 10 instituições públicas com mais colocações na primeira fase.
Possibilidades de ingresso em Santarém e Tomar
No conjunto de escolas superiores que compõem o Instituto Politécnico de Santarém existem 499 vagas. Na Escola Superior de Desporto de Rio Maior ainda existem 14 vagas para Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis e 20 vagas para o mesmo curso mas com ensino em inglês, 15 vagas para Desporto de Natureza e Turismo Activo, 10 vagas para Gestão das Organizações Desportivas e 14 vagas para Treino Desportivo.
Já a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém disponibiliza 134 vagas para a segunda fase. O maior número é para Gestão de Empresas (regime pós-laboral) e Informática, com 36 e 34 vagas respectivamente, Contabilidade e Fiscalidade com 16 vagas, Gestão de Empresas com 25 vagas, e Negócios Internacionais com 23 vagas.
A Escola Superior de Educação de Santarém possui 102 vagas por preencher em seis cursos. São eles: Artes Plásticas e Multimédia (21), Educação Ambiental e Turismo de Natureza (29), Educação Básica (3), Educação e Comunicação Multimédia (17), Educação Social (14) e Educação Social em regime pós-laboral (18).
A Escola Superior Agrária é a que mais vagas ainda tem por preencher, num total de 190. O curso de Agronomia ainda tem 43 vagas em regime diurno e 33 em pós-laboral. O curso de Produção Animal tem 41 vagas, o de Qualidade Alimentar e Nutrição Humana tem 37 vagas, o de Tecnologia Alimentar tem 17 vagas no regime diurno e 19 vagas em pós-laboral.
Em Tomar, a Escola Superior de Gestão ainda tem 25 vagas para o curso de Contabilidade, 29 vagas para Gestão de Empresas, 19 vagas para Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional e 12 vagas para Gestão Turística e Cultural. Já a Escola Superior de Tecnologia de Tomar continua com 16 vagas para o curso de Conservação e Restauro, 25 vagas para o de Construção e Reabilitação, 33 vagas para o de Design e Tecnologia das Artes Gráficas, 33 vagas para Engenharia Electrotécnica e de Computadores, 29 vagas para Engenharia Informática, 22 vagas para Engenharia Química e Bioquímica e 7 vagas para Fotografia.
Na Escola Superior de Abrantes, os alunos podem concorrer à segunda fase nos cursos de Comunicação Social (13 vagas), Engenharia Mecânica (22 vagas), Tecnologias de Informação e Comunicação (30 vagas) e Vídeo e Cinema Documental (14 vagas).
No total, o Instituto Politécnico de Tomar disponibiliza para a segunda fase de acesso ao ensino superior 329 vagas.
Representantes dos politécnicos reuniram em Leiria

Presidentes e vice-presidentes de 12 institutos politécnicos públicos reuniram no Politécnico de Leiria, no passado dia 9, para analisar a capacidade legal para concessão do grau de doutor por estas instituições, a sua nova designação e o estatuto jurídico do Politécnico e Universidade.
Estas preocupações surgem da evolução dos politécnicos, nomeadamente a induzida pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior relativamente à qualificação do corpo docente e sua capacidade instalada e da necessidade de criar instrumentos que permitam um novo desenvolvimento deste ensino superior. Os responsáveis presentes irão agora levar estas questões a discussão nos respectivos Conselhos Gerais e depois será realizada uma nova reunião.
[/showhide]





