Algas na Lagoa de Óbidos

0
545
- publicidade -

Soube pela Gazeta das Caldas que a “solução” para o problema das algas putrefactas na Lagoa de Óbidos por falta de oxigenação da água, nas imediações do Parque de Merendas do Nadadouro passa, nas palavras do Dr. Tinta Ferreira, independentemente do resultado das análises às causas que as ATA e APA ficaram de apresentar, pela dragagem que deverá(?) ainda arrancar em Setembro.
Temo muito que os efeitos da dragagem, a avaliar pelo muito que imagino que há a fazer, até que se chegue lá e se sintam resultados ao nível da ocupação do volume de água putrefacto, por água oxigenada, se façam sentir demasiado tarde para as expectativas criadas a partir da “solução” citada.
Na presunção de que a oxigenação só por si consegue resolver ou mitigar o problema, sugiro ao Município de Caldas da Rainha que através dos Serviços Municipalizados, instale um Arejador no local, nem que seja à experiência para ver se resulta. Os técnicos dos SMAS sabem bem o que é, porque também se usam nas ETAR(s). Se não houver em armazém, qualquer das marcas mais conhecidas de bombagem de águas residuais tem para alugar – penso que vale a pena experimentar, até porque nenhuma destas alternativas tem custos elevados.

Carlos Mendonça

- publicidade -