Elsa Rebelo dá a conhecer a sua cerâmica na Amadora

0
259

Guerreiras, Ofélias, Nereidas e Sibilas estão patentes numa exposição na galeria Artur Bual, na Amadora

Elsa Rebelo está a expor na galeria Artur Bual na Amadora, até ao próximo dia 10 de outubro. A oportunidade de realizar uma exposição individual naquela cidade surgiu por convite, contou a autora e ceramista caldense à Gazeta das Caldas.
Designada “Substantivo Feminino”, aquela mostra inclui 72 peças, de várias séries desta autora, que explica que há um fio condutor que as une. Na sua opinião, a sua exposição “leva-nos numa viagem poética sobre transformações, no feminino”.

A caldense tem exposição individual na Amadora e está a participar em coletivas em Lisboa e em Tomar

E isto porque delas constam peças especiais desta autora, filha e irmã de quem também se dedica à cerâmica. De “Substantivo Feminino” fazem parte as séries “Guerreiras, Ofélias, Nereidas e Sibilas que nos chegam fruto dessa transformação interior, que se expressa através de alguns símbolos”, contou a autora, que é também diretora artística da Fábrica Bordallo Pinheiro.
De resto, nessa viagem, explicou Elsa Rebelo “vão sendo deixados receptáculos, casulos de transmutação” e que estão corporizados nesta mostra de arte.

Versão mais leve de nós próprios
Segundo a ceramista, e sob um ponto de vista poético, a exposição “tem a ver com metamorfoses que conduzem ao despertar mais consciente dos sentidos e sentimentos, rumo a uma versão mais subtil e leve de nós próprios”.
Neste momento, há mais obras de Elsa Rebelo presentes em mais duas exposições.
Em Lisboa podem ser apreciadas peças suas na mostra coletiva “Escultura, objectos e cerâmica – Women Artists”, que se encontra até finais de setembro, na Galeria São Roque Too, situada em São Bento.
Além disso, é ainda uma das artistas convidadas que integra a exposição coletiva “Os Sítios do Barro II” que está patente ao público até final de Setembro, em Tomar.
“Substantivo Feminino” tem curadoria da investigadora Rita Gomes Ferrão, contando, ainda,com fotografia e vídeo da caldense Margarida Araújo.
A mostra vai estar patente na Galeria Artur Bual, na Amadora, até 10 de outubro. A exposição da caldense integra, ainda, o programa das Festas da cidade da Amadora. ■