Linha do Oeste “move” Greve Climática Estudantil das Caldas

0
391

Os jovens do movimento climático reivindicam o “desinteresse governamental crónico” face à Linha do Oeste, que se reflecte “na falta de condições, na pouca acessibilidade e nos horários por vezes inadequados às necessidades reais das populações que a linha serve”. Na carta aberta ao ministro das Infraestruturas e Habitação, os activistas falam da linha que “ficou há muito esquecida” e dos atrasos que já se registam no projecto de modernização para esta ferrovia.

Referem que estes atrasos não têm justificação e que acarretam “elevados custos para o bem-estar da população para o planeta”.De acordo com os jovens, a electrificação da Linha do Oeste significaria a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e menores emissões de gases com efeito estufa. Exigem “aplicação rápida” dos fundos para a regualificação da linha, o investimento em campanhas para fomentar o uso da ferrovia e a garantia de um serviço público de qualidade.

Esta sexta-feira, os jovens que integram a Greve Climática Estudantil das Caldas da Rainha irão ocupar as redes sociais para exigir um sistema mais verde e mais justo. Esta iniciativa integra-se na mobilização internacional do movimento Fridays For Future marcado para este dia.