Saúde é a prioridade do Chega para Óbidos

0
742
Carlos Pinto Machado discutiu turismo

Além de admitir uma parceria para abrir uma clínica privada, partido quer uma UCC em parceria com os Bombeiros

 

Noite de segunda-feira, 20 de setembro, e no Grupo Desportivo e Recreativo de A-dos-Negros prepara-se o salão para uma sessão de esclarecimento do Chega. Colocam-se as cadeiras, distanciadas e intervaladas, ergue-se a bandeira do partido e a imagem com o rosto do líder do partido, André Ventura. Sabino Félix, cabeça de lista do partido à Câmara de Óbidos, começa por apresentar a lista. “Não somos um bicho papão, não somos anti-democratas nem fascistas”, disse, explicando que são cidadãos que “estão fartos disto”.
O candidato apresentou o seu programa e pelo meio foi criticando a gestão do PSD nos últimos anos na Câmara de Óbidos, acusando que se tem dado “demasiada importância ao castelo e à vila e tem-se esquecido as outras freguesias”.
Sabino Félix diz que o Chega está “pronto para governar a autarquia ou para estar na oposição”. Aproveitando a ida a A-dos-Negros, voltou a esclarecer que o Chega “não apoia nenhuma lista que não as suas”. Isto a propósito da polémica de um suposto apoio à lista do PS a esta Junta, onde o Chega não tem candidato. “Não apoiamos o PS, nem o movimento de independentes, nem outro, apoiamos quem as pessoas escolherem”, afirmou, acrescentando que felicitou o candidato socialista por concorrer, porque a existência de candidaturas é positiva, mas que não deu o apoio a ninguém. “Fizemos logo um desmentido no dia a seguir”, frisou.
Do programa destaca-se a prioridade dada à saúde. Além de admitir uma parceria com uma IPSS, os Bombeiros ou um privado para a abertura de uma clínica que permita assegurar os cuidados de saúde, o Chega pretende abrir uma Unidade de Cuidados Continuados em parceria com os Bombeiros.
O Chega coloca muitas esperanças no Cartão Municipal, uma iniciativa que existe noutras partes do globo e que pretendem replicar em Óbidos. Trata-se de uma plataforma que une fornecedores e clientes, numa lógica de economia circular e que tem vantagens para os munícipes e visitantes, gerando receita para o município. Outras das propostas são a criação de um mercado de produtos locais junto às piscinas, aumentar a zona industrial das Gaeiras e criar uma no Furadouro. ■

“Tem-se dado demasiada importância ao castelo e à vila e tem-se esquecido as outras freguesias”
Sabino Félix