ESC. SEC. RAUL PROENÇA – Sobre a agregação com o Agrupamento de Escolas de Sto. Onofre

0
502

Depois de ponderar os aspectos positivos e negativos da possível agregação entre a Escola Secundária com 3º Ciclo de Raul Proença e o Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, tendo ainda em conta a sua provável inevitabilidade, o Conselho Geral decidiu emitir o seguinte parecer:
1 – Apesar de não ter surgido de forma natural e por vontade própria das instituições educativas envolvidas, a Escola Secundária com 3º Ciclo de Raul Proença não fará oposição à agregação e terá, como sempre teve, uma atitude responsável e colaborativa.
2 – A Escola Secundária com 3º Ciclo de Raul Proença não aceitará que o seu projecto educativo se dilua e a sua cultura de escola se descaracterize, defendendo sempre a sua individualidade.
3 – A formalização da agregação não pode ter lugar sem a reorganização da rede escolar local de forma a aumentar o número de turmas atribuídas no ano lectivo em curso ao conjunto das escolas em vias de agregação, corrigindo assim a distorção que actualmente se verifica.
4 – Os alunos/Encarregados de Educação devem continuar a ter o direito de optar por um estabelecimento específico dentro do agregado.
5 – O Projecto Educativo que vier a ser estabelecido para o conjunto das escolas agregadas deve ter como matriz os princípios do rigor, da exigência, da liberdade e da criatividade.

Aprovado a 23 de abril de 2012

O Presidente do Conselho Geral
Edgar Ximenes