As comemorações do 16 de março de 1974 vão realizar-se no fim-de-semana, dias 15 e 16 de março. Pretende-se com três eventos assinalar a Intentona das Caldas, a saída dos militares do RI5 e que apesar de não ter sido bem sucedida, foi um importante balão de ensaio para o que se seguiu, um mês e poucos dias depois, com a Revolução dos Cravos de 1974.
Na sexta-feira, pelas 21h30, terá lugar no CCC o concerto da Orquestra Ligeira Monte Olivett & Cláudia Pascoal.
Já no domingo, 16 de março, decorrerá a cerimónia solene, pelas 15h00, junto ao Monumento alusivo à Revolta Militar, que é da autoria de José de Santa Bárbara e que está em frente ao quartel da Escola de Sargentos do Exército. Também no domingo, pelas 17h00, será estreado o documentário “A Conspiração – O Golpe das Caldas: Ensaio para a liberdade”, no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas. O filme abordará o processo conspirativo, iniciado no verão de 1973 e que culminou com o fim do Estado Novo e com o devolver da Liberdade ao país.
A obra – de António-Pedro Vasconcelos e narração de Adelino Gomes – conta com depoimentos exclusivos dos protagonistas do Movimento dos Capitães com especial destaque para aqueles que estiveram envolvidos no Golpe das Caldas.
A entrada para assistir ao filme é livre, mas sujeita à lotação da sala.