Abertas inscrições para prémio literário no Cadaval

0
662
- publicidade -

Mil e quinhentos euros é o prémio do concurso literário que decorre no Cadaval para homenagear a escritora Fernanda Botelho. As inscrições para o segundo prémio literário com o nome da autora estão abertas até 31 de Julho. Este ano a concurso está a modalidade “conto”. Uma das novidades desta edição é que, além de ser aberta a adultos, a iniciativa contempla uma categoria para jovens (entre 13 e 17 anos). Na modalidade juvenil o prémio está cifrado nos 250 euros.
No máximo, cada participante pode concorrer com dois trabalhos, que têm que ser inéditos. As normas de participação estão disponíveis no site da autarquia (www.cm-cadaval.pt). A entrega de prémios será no dia 13 de Janeiro de 2019, feriado municipal do Cadaval.
Esta é uma iniciativa bienal da Biblioteca Municipal do Cadaval e da Associação Gritos da Minha Dança que foi criada em 2016 para homenagear a escritora que viveu parte da sua vida na Vermelha e para potenciar o aparecimento de novos autores. No primeiro ano participaram cerca de 380 pessoas.
A associação Gritos da Minha Dança, que é a detentora do acervo de Fernanda Botelho, adoptou o nome da última obra da escritora portuense, que começou a escrita desse livro na localidade cadavalense (onde escreveu também “As Contadoras de Histórias”). E foi aí, na Vermelha, que a colectividade criou uma casa-museu.
Citada em comunicado, a presidente, Joana Botelho, que é neta da escritora, realçou que esta é forma de a associação continuar “a contribuir para criar e desenvolver o gosto e hábitos de leitura”.
Já o presidente da Câmara, José Bernardo, salientou que o desígnio do concurso é apoiar a escrita de autores lusófonos “contribuindo para o crescimento literário do nosso país”.
O júri desta edição é composto por Marta Pacheco Pinto (directora adjunta da revista Textos e Pretextos e membro do conselho editorial do Journal of World Literatura), Olga Correia (professora de Português no Agrupamento de Escolas do Cadaval) e Sofia Bandeira Duarte (gestora cultural no hotel The Literary Man).

- publicidade -