A festa de encerramento da exposição de pintura de Helena Pedro Nunes, que teve lugar a 11 de Dezembro, não contou afinal com a anunciada vinda de Lili Caneças. Mas a autora, presença assídua em eventos sociais, veio com um grupo de amigos, no qual se incluiu Isabel Nogueira, editora do social, que fez ecos da visita às Caldas no seu blogue in parties.
A pintora Helena Pedro Nunes tem um projecto em parceria com o criador de moda caldense, Pedro Batim que visa aliar as duas estéticas.
A pintora e socialite Helena Pedro Nunes foi convidada pelo presidente da Câmara, Fernando Costa, para realizar uma exposição nos Paços do Concelho. A sua finissage ficou marcada com a presença de alguns amigos da autora que vieram conhecer um pouco das Caldas, tendo almoçado no restaurante S. Rafael e visitado o espaço museológico da fábrica a convite da autarquia.
“Para mim o Bordalo é o grande artista nacional, adorei a visita ao museu da fábrica”, disse Helena Pedro Nunes. A autora, cujos trabalhos se situam entre a Pop Arte e o Hiperrrealismo, estava satisfeita com a apresentação nas Caldas.
Na galeria municipal – um espaço que vai deixar de ser para exposições a fim de dar lugar a salas de atendimento aos munícipes, mas que aguarda obras para tal há dois anos – estiveram presentes vários quadros de diferentes temáticas, mas destacaram-se duas grandes telas onde a autora buscou inspiração para a decoração do automóvel Eos, da Wolkswagen.
“Esta visita às Caldas foi muito gratificante”, comentou Isabel Nogueira, a socialite que ficou encantada “com as peças fantásticas” de Bordalo Pinheiro.
Assim que terminou a visita, Isabel Nogueira deu a conhecer aos leitores do seu blogue – inparties.blogspot.com/ – onde descreve, com recurso a várias fotografias, como decorreu a visita à cidade.
Helena Pedro Nunes tem um projecto de parceria com Pedro Batim no qual estão a desenvolver um projecto conjunto que vai aliar as obras da pintora à roupa do criador caldense. “Vamos transferir o universo estética da Helena para o meu, ligado à moda”, explicou o estilista.
Esta ideia passará, por exemplo, pela organização de inaugurações de exposições com modelos a passar a roupa do criador. “Acho que é uma ideia inovadora e creio que poderia ser itinerante”, acrescentou a autora.
Pedro Batim em Coimbra
Pedro Batim foi o estilista convidado a apresentar a sua última colecção na Gala de Beneficência Rexiste no Pavilhão Centro de Portugal em Coimbra, no dia 1 de Dezembro. O espectáculo, apresentado por Nuno Graciano e Ana Lúcia, foi promovido pela Associação Existências, instituição de solidariedade social que se dedica à promoção e protecção da Saúde.
O criador caldense considera que “todos devemos contribuir para a melhoria da sociedade e os que têm alguma visibilidade podem utilizá-la como valor acrescentado para as necessidades sociais”.
A sua contribuição para o evento passou pela apresentação da sua mais recente colecção, cuja inspiração remete para referências “à época da criação da cidade das Caldas, no contexto histórico e social”, disse o criador.
Batim considera que uma das características da moda contemporânea é a mistura de estilos e que uma mulher deve usar as peças de uma colecção que mais lhe agradam, “fazendo uma releitura para então adaptar ao seu estilo”.
As cores mais utilizadas na colecção de Batim são o preto, branco, rosa pálido, cinza, cinza prateado, azul, vermelho rubi e o dourado. Usa também bordados, cortes diagonais, franzidos e folhos.
Na iniciativa de angariação de fundos para a Rexiste participaram as modelos Carla Matadinho, Iva Lamarão, Ana Lúcia, Martina Hrebenyuk e Lenka. Na assistência estiveram caras conhecidas como Manuel Luís Goucha ou Pedro Roma.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt