Agenda Cultural

0
606

Caldas da Rainha
Exposição de Finalistas na ESAD

A partir do dia 24 de Setembro vai estar patente na ESAD.CR a exposição de finalistas dos cursos de Artes Plásticas, Design Industrial e de Design de Cerâmica e Vidro. A mostra vai estar patente até 7 de Outubro e poderá ser apreciada nas instalações da escola, de segunda a sábado, entre as 15 e as 20h00.

Cerâmica de Mário Reis no Casal da Eira Branca
Está patente no Casal da Eira Branca, nos Infantes, em Salir de Matos, uma exposição de cerâmica contemporânea da autoria de Mário Reis. A inauguração desta mostra decorreu a 8 de Setembro e fez parte da programação do terceiro aniversário daquele espaço que se dedica ao turismo rural.
A exposição poderá ser apreciada até ao final de Outubro.

Pintura de Anunciação Gomes na Galeria Café

Um dos trabalhos de “Sonho de Menina” para apreciar na Galeria Café

Está patente na Galeria Café uma exposição de pintura de Anunciação Gomes. A mostra, designada “Sonhos de Menina” poderá ser apreciada até ao dia 30 de Setembro.
A Galeria Café fica no Bairro Lisbonense, próximo do Vivaci.

Pintura de Filipe Ribeiro no Tons, Sons e Sabores
“O Café dos filósofos mortos e  um ser vivo” é como se designa a exposição de pintura contemporânea da autoria de Filipe Ribeiro que poderá ser apreciada no Restaurante Tons, Sons e Sabores até 7 de Outubro.

“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.
Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.
Exposição colectiva na Casa e Museu Bernardo

“O que não é pedra é luz” é como se designa a exposição que se divide entre a Casa Bernardo e o Museu Bernardo. Da mostra fazem parte obras de Joana Montez,  João Belga, Pedro Bernardo e Pedro Cá.
A exposição – que pode ser vista até amanhã, 22 de Setembro – resulta do projecto Caldas da Rainha Hardcore e conta com o apoio do programa da Fundação Calouste Gulbenkian para a valorização e divulgação artísticas.

Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.

Teatro da Rainha apresenta nova peça
Entre os dias 4 e 13 de Outubro, de quinta a sábado, o Teatro da Rainha vai apresentar no CCC a peça “O Estranho Corpo da Obra – Quatro pensamentos indesejados” que será interpretada por Isabel Lopes, Mariana Reis, Carlos Borges e Paulo Calatré.
Trata-se de uma peça de Martin Crimp, auto britânico pouco conhecido em Portugal  e cuja obra ainda não foi apresentada nas Caldas.
A peça, para maiores de 16 anos, tem um tempo de duração de  uma hora e um quarto.
N.N.

ESAD expõe trabalhos dos finalistas de Artes Plásticas e de Design
Abre ao público na ESAD, a 24 de Novembro, a exposição, trabalho dos alunos finalistas dos cursos de Artes Plásticas, Design Industrial e Design de Cerâmica e Vidro do ano lectivo de 2011/2012.
A mostra assinala o culminar da vida académica e a entrada na vida profissional e tem como principal objectivo a divulgação do trabalho destes alunos e do seu percurso académico de três anos naquela escola.
Nuno Mangas, presidente do IP Leiria, salienta que “a ESAD.CR é, verdadeiramente, uma escola única no país”, explicando que “é altamente reconhecida nacional e internacionalmente, tem um corpo docente altamente qualificado e reputado, formando diplomados conceituados e premiados como designers, realizadores, artistas plásticos, entre muitos outros”, informa nota de imprensa.
Por seu lado, Susana Rodrigues, directora da escola de artes sublinhou “os prémios que os alunos e professores têm recebido em competições nacionais e internacionais, que são mais de 250 até ao momento e em todas as nossas áreas de formação”. A directora destacou que esta é uma mais-valia que é potenciada pela capacidade de internacionalização e cooperação internacional da escola caldense e que tem actualmente parcerias com 20 países. Neste ano lectivo que agora arranca há 40 alunos estrangeiros a frequentar a escola de artes caldense.
A ESAD tem actualmente cerca de 1400 estudantes, 130 docentes, e perto de 37 colaboradores não docentes.
A exposição que vai estar patente até 7 de Outubro  poderá ser visitada todos os dias (excepto ao domingo) entre as 15h00 e as 20h00 nas instalações desta escola.
N.N.

Memórias das Caldas em reedição
A 20 de Outubro será apresentada no CCC pelo investigador caldense João Serra, a reedição do livro “Memórias das Caldas da Rainha (1484 – 1884)”, de Augusto Silva Carvalho, fac-símile da edição de 1932. Em nota sobre a apresentação desta obra afirma-se que este é “um livro raro e muito procurado que vai agora estar à disposição dos investigadores ou simples curiosos das antiguidades das Caldas da Rainha, num aversão exactamente igual à original”.
A edição é da Textverso, de Leiria e conta com o patrocínio de Ricardo Charters d’Azevedo que é descrito como “um amante das coisas do distrito”. Esta reedição conta ainda com a parceria do PH-Grupo de Estudos.
N.N.
Manuel Melo em concerto nos Pimpões
O cantor e humorista Manuel Melo vai estar em concerto amanhã, 22 de Setembro, no auditório dos Pimpões com o espectáculo “Manuel Melo Acústico – Estou de volta aos palcos”, que terá início pelas 22 horas. Trata-se de um espectáculo que procura conjugar música e humor, que vive da improvisação do artista e da interacção com o público. As músicas são, de resto, interpretadas a pedido dos espectadores. As entradas custam 5 euros para sócios dos Pimpões e 6 euros para não sócios.
J.R.

Um dia pela paz assinalado nas Caldas da Rainha
Rebeca e Paulo Seixas são dois dos artistas que vão hoje, 21 de Setembro, marcar presença nas comemorações caldenses do Dia pela Paz. Ao final da tarde, a Rua das Montras e a Rua Miguel Bombarda são palco de uma exposição subordinada ao tema “A Paz”, inaugurada pelas 17h00, e de flashmobs de dança e Yôga, pelas 18h00, bem como um período de meditação e oração global silenciosa. Às 19h00 têm início os concertos. Aos artistas referidos, junta-se também o Grupo de Música Popular do Hospital. A tarde de animação e sensibilização marcada para as Caldas é apenas uma das várias iniciativas que se multiplicam um pouco por todo o mundo e em 20 cidades portuguesas. A organização local é d’Os Amigos pela Paz, aos quais se associam diversas entidades da sociedade civil.
J.F.

Nazaré
Pinhal de Leiria dá mote a exposição de pintura na Nazaré

Até 30 de Setembro, o Centro Cultural da Nazaré acolhe a exposição de pintura “Pinhal de Leiria II”. A mostra dá a conhecer diversos trabalhos de Francisco Santos onde o Pinhal, mandado plantar no século XIII, está em destaque de forma moderna e contemporânea, em quadros cheios de cor.
Formado na Escola de Artes Decorativas António Arroio e na Sociedade Nacional de Belas Artes, Francisco Santos já mostrou os seus trabalhos em diversas exposições colectivas e individuais, realizadas sobretudo na região centro do país.
J.F.

Cadaval
Observação de astros no Montejunto

Vai realizar-se amanhã, 22 de Setembro, a partir das 18h00, no Centro de Interpretação Ambiental da serra de Montejunto, uma palestra sobre Astronomia que será seguida de uma acção de observação de astros.
A iniciativa, promovida pela Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, conta com a participação de Máximo Ferreira, director do Centro Ciência Viva – Parque de Astronomia de Constância.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail pcampismo@cadaval.org ou pelo telefone 916782628.
P.A.

Leiria
Museu MIMO mostra cerâmica do distrito de Leiria

O Museu Mimo em Leiria acolhe uma exposição de cerâmica da qual fazem parte peças da produção caldense

O Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, acolhe a exposição  “Cerâmica – Reflexo de uma Cultura”, uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP) do IPL, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria.
A mostra teve curadoria de Jorge Pereira de Sampaio, director do Mosteiro de Alcobaça. Estão presentes obras de várias fábricas das Caldas da Rainha e de Alcobaça. Para ver até Novembro.

“Sorriso, Felicidade” no Teatro José Lúcio da Silva

Até ao dia 30 de Setembro vai estar patente, no teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, uma exposição de fotografia de Sérgio Claro, designada “Sorrisos, Felicidade”. Trata-se de um trabalho do fotojornalista leiriense com o intuito de apoiar a Associação Solidariedade Sorrisos de Julinha e que captam “a felicidade de crianças desfavorecidas, que perante inúmeras adversidades não descuram a quimera da vida”.
A mostra pode ser vista entre as 18h00 e as 22h00 e nos dias dos espectáculos até à meia-noite.

Santarém
Artistas estrangeiros “mostram” Portugal em Santarém

Hoje, dia 21 de Setembro será inaugurada, pelas 18h00, uma exposição de artistas internacionais que integram a rede “Create Portugal” e que apresentará trabalhos feitos por autores que vivem no Centro e Oeste do país. A mostra, que poderá ser vista na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, integra trabalhos de artistas de várias nacionalidades que desejam partilhar a sua prática artística.
A exposição designa-se “Prisma Lusitano” e convida à descoberta de várias perspectivas sobre a terra e o povo português. Vão estar presentes trabalhos de pintura e de fotografia de Agneta Ohrstrom, que vive nas Caldas há vários anos, e que retratou o Oeste.
Poderão ser apreciadas obras de pintura, fotografia, desenho digital e trabalhos em 3D. A mostra poderá se vista até 3 de Outubro.

Lisboa
Caricaturas de António para ver no Museu Bordalo Pinheiro

“A Viagem – Caricaturas de António” é como se designa a exposição que está patente no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A mostra apresenta o trabalho do caricaturista que agora decora as paredes da nova estação de metropolitano do Aeroporto. A mostra poderá ser vista até 31 de Outubro.

Torres Vedras
Orquestra de Macau em Torres Vedras

É o maestro Lu Jia que dirige a Orquestra de Macau

A Orquestra de Macau actua na próxima quinta-feira, dia 27 de Setembro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
Esta orquestra foi fundada em 1983, na Academia de Música S. Pio X, por iniciativa do padre Áureo de Castro e de um grupo de músicos amadores, tendo sido integrada em 1984 no Instituto Cultural (antigo Instituto Cultural de Macau). Depois da reformulação em 1995 e sob a batuta do maestro Yuan Fang, tornou-se a única orquestra profissional em Macau.
Músicos de reputação internacional têm contribuído ao longo dos anos para o prestígio desta formação musical.
A Orquestra de Macau é actualmente uma orquestra profissional dependente do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.
O preço do bilhete para se assistir ao concerto é de cinco euros.
N.N.
Música e moda nos largos da cidade
Hoje, 21 de Setembro, pelas 22h00, actua no Largo D. Henrique, o grupo Torres Brass, um quinteto de metais que aposta na diversidade de linguagens, de estilos e de ambientes musicais.
As entradas para se assistir a este concerto são gratuitas.
O concerto está integrado no programa Largo Co(n)vida e vai prosseguir com o evento BeFashion@TVedras (no dia 28 de Setembro, entre as 15h00 e a meia-noite, em ruas pedonais e no Largo de S. Pedro) e com um concerto da Camerata Vocal de Torres Vedras intitulado Sacred Concert, de Duke Ellington (no dia 29 de Setembro, pelas 22h00, no Largo de Wellington).
N.N.

Sofia Dias e Vítor Roriz dançam no Teatro-Cine
O Teatro-Cine de Torres Vedras recebe amanhã, 22 de Setembro, pelas 21h30, um espectáculo de dança com Sofia Dias e Vítor Roriz intitulado “Um gesto que não passa de uma ameaça”.
Nesta apresentação assume-se a palavra como um corpo que é sujeito às mesmas lógicas de composição do movimento. Esta proposta de dança foi a vencedora do “Prix Jardin D’Europe 2011”.
O preço do bilhete é de cinco euros.
N.N.