Agenda Cultural

0
505

Caldas da Rainha
Colectiva na Galeria Pepper’s

A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva de pintura e escultura. Podem ser apreciadas obras de Coque Bayone, Daniel Curado, Joaquim Baltazar, José Pádua, Luís Athouguia, Mário Rodrigues, Paula Carreira e S. Rodrigues.
As esculturas desta mostra pertencem a Rogério Abreu.
A mostra poderá será vista até 23 de Novembro. A Galeria Pepper’s fica na Rua Miguel Bombarda.

Exposição de Finalistas na ESAD
A partir do dia 24 de Setembro vai estar patente na ESAD.CR a exposição de finalistas dos cursos de Artes Plásticas, Design Industrial e de Design de Cerâmica e Vidro. A mostra vai estar patente até 7 de Outubro e poderá ser apreciada nas instalações da escola, de segunda a sábado, entre as 15 e as 20h00.
Cerâmica de Mário Reis no Casal da Eira Branca

Peça de Mário Reis para apreciar no Casal da Eira Branca

Está patente no Casal da Eira Branca, nos Infantes, em Salir de Matos, uma exposição de cerâmica contemporânea da autoria de Mário Reis. A inauguração desta mostra decorreu a 8 de Setembro e fez parte da programação do terceiro aniversário daquele espaço que se dedica ao turismo rural.
A exposição poderá ser apreciada até ao final de Outubro.

Pintura de Filipe Ribeiro no CCC

“O Café dos filósofos mortos e  um ser vivo” é como se designa a exposição de pintura contemporânea da autoria de Filipe Ribeiro que poderá ser apreciada no Restaurante Tons, Sons e Sabores até domingo, dia 7 de Outubro.

“No Feminino” de António Duarte no Centro de Artes
“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
A mostra está patente até ao final de Novembro.

Cencal em exposição no Museu de Cerâmica
O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação. Podem ser apreciados trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.
Esta mostra vai estar patente até ao dia 4 de Novembro.

Exposição de pintura na Foz do Arelho
O Bar Toa Toa, também na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012”. Esta poderá ser apreciada até Outubro.
N.N.

Não há euros p’ra ninguém nos Pimpões
Amanhã, 6 de Outubro, pelas 21h30, será representada, nos Pimpões, a peça de revista à portuguesa “Não há euros p’ra ninguém”.
A peça conta com actores como Octávio Matos, Anita Guerreiro e Natalina José, Diogo Cruz, Isabel Damatta, Paulo Oliveira e Ana Roque.
A encenação e direcção de actores é de Octávio Matos ao passo que a direcção musical é de João Balula Cid. As reservas podem ser feitas através do tel. 262877740.
Decorre no dia 11 de Outubro, pelas 19h30, a segunda audição,   para um grupo de teatro amador nesta colectividade. Este será dirigido pela actriz Tânia Leonardo e destina-se a elementos com idades entre os 16 e os 25 anos.
N.N.

Noite de Fados em S. Gregório

No próximo dia 6 de Outubro, pelas 22h00, terá lugar a III Grande Noite de Fados em São Gregório, no salão de convívio. O evento é organizado pelo Grupo de Teatro “Moinhos de Vento”, agregado ao Centro de Apoio Social de São Gregório.
Os interessados em assistir a este espectáculo poderão fazer as reservas através do telm 967727442.
F.F.

Poesia insuflável no Parq Club
Hoje, dia 5 de Outubro, pelas 18h00, realiza-se no “Parq Club” o lançamento do livro “Poesia Insuflável – 50 bóias e uma pausa na insuflação”, da autoria de Paulo da Ponte. Este evento faz parte do programa de comemoração do segundo aniversário do projecto Olha-te.
O “Parqe Club” fica na Rua de Camões, nº 73, em frente ao Parque D. Carlos I, nas Caldas.

Caminhada pela cura do cancro
Vai realizar-se amanhã, sábado, 6 de Outubro, pelas 10h00, uma caminhada na Lagoa pelo progresso da cura do cancro. Esta iniciativa terá lugar no Arelho e o ponto de encontro terá lugar nas Caldas junto ao parque de estacionamento dos Silos.
Mais informações através do tel. 910889912 ou do site www.olha-te.oeste.pt
N.N.

Teatro e dança no CCC

A Escola Vocacional de Dança apresenta o seu grupo GED no dia 12 de Outubro

Até ao dia 13 de Outubro, entre quinta-feira e sábado, pelas 21h30, o grupo de teatro da Rainha continua a apresentar, no CCC, a peça “O Estranho Corpo da Obra – Quatro pensamentos indesejados” que será interpretada por Isabel Lopes, Mariana Reis, Carlos Borges e Paulo Calatré.
Trata-se de uma peça de Martin Crimp, autor britânico pouco conhecido em Portugal  e cuja obra ainda não foi apresentada nas Caldas. A peça, para maiores de 16 anos, tem uma hora e quinze minutos de duração.
A Escola Vocacional de Dança das Caldas está a comemorar a sua primeira década do programa comemorativo faz parte a apresentação do seu Grupo Experimental de Dança de 2012. O espectáculo que terá lugar no próximo dia 12 de Outubro, pelas 21h30, no CCC vai contar com um programa de originais que integra uma criação de Rui Lopes Graça e outra de Ana Margarida Costa (esta, no âmbito do Protocolo com a Escola Superior de Dança).

Óbidos
Filarmónica das Gaeiras comemora 87 anos

No próximo domingo terá lugar um encontro de bandas nas Gaeiras, pelas 16h00, com a participação da Associação Filarmónica 1º de Dezembro (Vilar dos Prazeres), Sociedade Recreativa e Filarmónica Pataiense e Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense. Antes as filarmónicas irão desfilar pelas ruas das Gaeiras.
O espectáculo está inserido nas comemorações do 87º aniversário da filarmónica local que decorre durante o fim-de-semana. As cerimónias começam já amanhã, pelas 16h00, com uma missa em homenagem aos sócios, músicos e dirigentes falecidos, seguindo-se, pelas 21h00, o 10º encontro de orquestras ligeiras, onde participarão a Orquestra Juvenil da Freguesia de Famalicão e a Orquestra Ligeira de S.F.R. Gaeirense.
F.F.

Bombarral
Exposição colectiva sobre Caldas e Bombarral

De Caldas ao Bombarral – Caminhos que nos unem” é o nome da exposição colectiva de pintura que inaugura no sábado, 6 de Outubro, pelas 15h30, no Museu Municipal do Bombarral.
A mostra, que irá estar patente até 26 de Outubro, é uma iniciativa da Cultartis – Associação para a Cultura das Artes e junta trabalhos dos seus associados.
Na manhã de 6 de Outubro vai ter lugar no museu uma acção de pintura ao vivo. A associação desafia a todos a trazerem o seu material e pintarem com outros pintores.
P.A.

Cadaval
Festa das Adiafas e do vinho leve a partir de 13 de Outubro

Decorre de 13 a 21 de Outubro, no recinto junto ao Campo da Feira do Cadaval, a 11ª edição da Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve. Este certame concilia gastronomia, exposições, espectáculos e actividades equestres.
Um desfile etnográfico, a eleição da Rainha das Adiafas 2012, a tertúlia sobre o vinho e o II Concurso de Vinhos Leves de Lisboa, são algumas das actividades previstas neste evento em que cerca de 50 participantes estarão empenhados em mostrar os produtos da região, ao nível da gastronomia, artesanato e actividades económicas.
Os pilares do certame continuam a assentar na fruticultura e vitivinicultura, actividades que irão estar principalmente representadas pela Pêra Rocha do Oeste e pelo Vinho Leve da Região de Lisboa. No Festival Nacional do Vinho Leve vão participar sete adegas da região.
O pavilhão de Gastronomia e Animação contará com a presença de cinco espaços de restauração, dinamizados por associações locais que incluirão, nas suas ementas, diversos pratos típicos. No mesmo espaço estarão ainda representadas cinco tasquinhas, também elas dinamizadas por colectividades locais.
Vai voltar a estar presente também um espaço Show Cooking, de confecção e demonstração de especialidades, a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
Quanto à animação, começa logo no dia 13 de Ourtubro, pelas 16h00, com o desfile etnográfico “Raízes da nossa terra”, que marcará a abertura oficial do certame, partindo dos Paços do Concelho até ao recinto da Festa das Adiafas.
Nessa primeira noite, realiza-se a tradicional eleição da “Rainha das Adiafas”, num espectáculo que contará não só com o desfile das jovens candidatas, mas também com a actuação das MaxGirls e do Grupo Spirit.
No domingo, dia 14, a partir das 17h00, terá lugar uma tertúlia sobre “O vinho na nossa gastronomia”, com a participação de Daniel Pinto, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Vasco d’Avillez, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Costa e Oliveira, secretário-geral da Fenadegas, e José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Destaque ainda para o VIII Fim de Semana Equestre, dinamizado pelo Centro Equestre Carlos Santos, a 20 e 21 de Outubro.

P.A.

Torres Vedras
Amanhã realiza-se a última feira rural

A sétima e última edição da Feira Rural de Torres Vedras de  2012 realiza-se amanhã, 6 de Outubro, entre as 8h00 e as 18h00 na zona central da cidade. Em cerca de 220 bancas poderá adquirir-se produtos típicos daquele concelho e da região Oeste como hortícolas, frutas, vinhos, pão e doçaria, além de artigos de agricultura biológica, artesanato, velharias e coleccionismo.
A feira possui um serviço lúdico-pedagógico intitulado “O Mini-Mercado do MM vai à Feira” onde as crianças podem ser actividades de trabalhos manuais desenvolvidas em torno da temática dos produtos agrícolas da região Oeste.
Durante esta edição da Feira Rural estão previstas actuações musicais itinerantes a cargo do grupo “Pilha Galinhas” (de manhã e de tarde) e do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de manhã, com actuação pelas 11h00, na praça do Mercado Municipal).
Já no Largo de S. Pedro o serviço educativo da Biblioteca Municipal de Torres Vedras vai dinamizar entre as 10h00 e as 12h00 e fas 14h30 às16h30 uma actividade intitulada “Sabes o que é um herbário?”. Será ainda proporcionado aos visitantes desta feira porco no espeto, no Jardim da Graça. A Feira Rural é organizada pela Câmara de Torres Vedras e deverá regressar em Abril do próximo ano.
N.N.