Os estudantes da ESAD estiveram em destaque na quarta edição do concurso nacional de design e criatividade Verallia Design Awards, que distinguiu os melhores projetos de garrafas em vidro para vinhos de mesa, arrebatando três prémios.
Hugo Martins e Paulo Oliveira foram galardoados, respectivamente, com um segundo e quarto lugares. Ambos estão a fazer mestrado em Design de Produto.
Foi também atribuída a uma aluna da ESAD a primeira menção honrosa: Ana Casimiro, de Design de Produto – Cerâmica e Vidro.
Ao Verallia concorreram 87 projectos de todo o país. Cada candidato deveria imaginar uma garrafa de vinho em vidro, explorando as possibilidades de criação que oferece o material sob o mote “A garrafa e o seu vinho”.
Projectos da ESAD
Alchemy, o projeto de Hugo Martins, apresenta socalcos no pescoço da garrafa que além do efeito estético, permitem ao utilizador agarrar agarrá-la de forma mais segura.
Já a proposta d’Alma, de Paulo Oliveira, possui um desenho que se foca na interação entre garrafa-vinho-consumidor. A garrafa apresenta um código QR que é mostrado apenas com o escorrimento das gotas pelo gargalo.
Ana Casimiro, concorreu com D’ouro. A proposta inspirou-se nas vinhas das encostas do Douro e apresenta desníveis semelhantes aos socalcos existentes no Douro Vinhateiro. O corpo da proposta foi buscar as formas dos antigos cestos de vime com que se transportavam as uvas na vindima.
Os prémios do Verallia Design Awards 2017 variam entre 300 e os 2.000 euros. As propostas vencedoras podem ser vistas em www.criatividade-verallia.pt/edicao2017/home/resultados