Alunos da ESAD criam filmes dedicados à cultura

0
435

Estudantes do curso de Som e Imagem e o técnico Sérgio Dantas (na área do Som e Imagem) da ESAD estão a produzir dois filmes de base documental a partir do concerto-conferência “A Construção Musical – Entre a Arte e a Ciência”, e da apresentação do livro “Ensaio Sobre a Surdez”, que implicou um percurso meditativo feito pelo maestro António Victorino d’Almeida desde a música mais popular ao extremo da complexidade musical.
Ciência, Literatura, História das Artes e da Música não faltaram nos dois eventos que, devido à pandemia, se realizaram apenas para alguns dos estudantes do Politécnico de Leiria. As iniciativas aconteceram nos dias 10 e 11 de novembro, respetivamente, no Centro Cultural e de Congressos e no auditório 2 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Ainda assim, pela relevância que assumem no panorama cultural e na literacia para as artes, Samuel Rama, pró-presidente do Politécnico de Leiria para a área da Cultura e Bibliotecas, explicou que seria “importante dar a conhecer a toda a comunidade académica e ao público em geral o concerto-conferência e o ensaio musical do maestro Victorino d’Almeida”, revelando a aposta na realização de dois filmes de base documental produzidos por estudantes da instituição.
“Sempre que possível consideramos esta opção mais apropriada em detrimento da emissão de um vídeo em direto que acaba por acumular ruídos e falta de definição da imagem. O filme garante um exercício de atenção por parte do espetador e isso é essencial para que a literacia para as artes se cumpra”. Assim, “os estudantes estão também a colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares do curso de Som e Imagem”, acrescentou.