Pelo segundo ano consecutivo, o festival Caldas Nice Jazz integrou na sua programação a iniciativa “O Jazz Vai às Escolas”, que durante seis semanas proporcionou três horas semanais de jazz a 38 crianças do primeiro ciclo.
Este ano os 17 alunos das turmas do 3º e 4º anos de Carvalhal Benfeito e os 21 do 4º ano de Santa Catarina receberam o músico Jorge Mendonça de Oliveira, que procurou desenvolver, não só capacidades musicais, como também competências pedagógicas como o respeito e o trabalho em equipa.
As crianças construiram instrumentos, como um tubofone e um contrabalde (que é um contrabaixo) e puderam aprender um pouco da história do jazz.
Jorge Mendonça de Oliveira disse que este programa é “uma forma apelativa de levar o jazz, que é uma música importada, às crianças”.
Comparando com o último ano, disse que em 2015 havia mais alunos em bandas filarmónicas. “Foi diferente do ano passado”, afirmou, notando a tranquilidade das crianças do último ano, comparada com a agitação e dificuldade de concentração das deste ano. “Mas são muito interessados”, ressalvou.
Esta agitação obrigou o músico a criar outras estratégias, como começar com muita prática para descarregar as energias e depois tentar “dar nome às coisas, com pouca teoria”.
Este ano foram construídos menos instrumentos e não foi apresentada a canção em blues, mas houve conversas mais pedagógicas e menos musicais, criando “uma relação mais próxima” entre alunos e professor.
Esta iniciativa resulta de uma parceria com a autarquia e integra o programa “@prender.mais.CR”. No dia do Professor, a 5 de Fevereiro, as duas turmas vão actuar, apresentando aquilo que aprenderam.