Amanhã há Caldas Late Night

0
720

notícias das CaldasAmanhã, dia 28 de Maio, decorrerá nas Caldas da Rainha, mais uma edição do Caldas Late Night (CLN) que terá lugar entre as 14 e as duas da manhã. O evento só terminará, como é hábito com a mega-festa nas instalações da ESAD que durará até o sol raiar.
O evento é organizado por alunos da escola de artes caldense que abrem as portas de suas casas para mostrar intervenções e, além das casas, “invadem” o espaço urbano prometendo apresentações em espaços comerciais, no parque, nas rotundas e praças desta localidade.

É uma iniciativa sui generis no nosso país que atrai às Caldas muitos apreciadores de intervenções artísticas ao vivo e que coloca a ESAD como uma das instituições de ensino superior mais interventivas e inovadoras a nível nacional, apesar da organização ser totalmente autónoma e da responsabilidade dos alunos. Este ano tem a característica de tudo decorrer num dia, ao contrario de outros anos que durava durante três dias.
Gazeta das Caldas associa-se a esta iniciativa publicando nesta edição uma página especial dedicada ao acontecimento com a informação de todos os locais onde se pode testemunhar o CLN.
Haverá, por exemplo, uma jam session musical no coreto do parque e estão previstos concertos para a Praça, além de performances itinerantes que terão lugar pelo espaço urbano.
Haverá algumas máquinas fotográficas descartáveis a circular pelo evento – fornecidas pela Foto Franco – para que os visitantes possam fotografar o que vêem e que no final as devolvam à  organização.
Irá também circular uma bicicleta-triciclo que foi remodelada na ESAD e que servirá para distribuir os mapas com as intervenções assinaladas.
Durante as performances o pessoal da organização e alguns voluntários, circularão com t-shirts com um “I” com a missão de ajudar os “perdidos” do CLN.
O evento contará com mais uma edição da “guerra de almofadas” (pillow fight) no centro da cidade que acontecerá às 17h30.

Vídeo mapping e Laser Tag nos Silos

O CLN terá intervenções nalguns pontos-chave da cidade como o Centro Comercial Sotto Mayor (ao lado do CCC) e no Espaço Ceres (Silos). Ambos cederam espaços para os autores apresentarem as suas intervenções.
Nos Silos, entre as 22h00 e as 23h00 vai haver uma projecção em vídeo mapping na fachada da autoria de Nicola Henriques/Activate e também de Laser Tag, isto é, uma apresentação também multimédia que permitirá aos visitantes interagir com as projecções no edifício.
“Será um espectáculo multimédia nunca visto nas Caldas até agora, do melhor que se faz no centro da Europa”, disse Nicola Henriques, um dos responsáveis pelos Ateliers dos Silos.
Em paralelo ao CLN vai ser apresentada a peça de teatro “Humanal”, que será representada na sexta-feira (às 22h00 e às 23h30) e no Sábado às 14h00.
A encenação e dramaturgia é de Ana Rosa Abreu e Sara Ribeiro enquanto que a interpretação é de Diana Coelho, Diogo Garcia,  Marta Coelho, Pedro Bernardino e Rafael Oliveira.  A cenografia e o video: estão a cargo de Miguel Lopes e Rui Mateus (Sarna Collective).