Programa de animação vai estender-se às freguesias onde também será assinalada com música a data dos 500 anos da morte da Rainha D. Leonor
A Animação de Verão vai prosseguir também nas freguesias, após um mês de propostas pela cidade e que contaram com forte adesão do público. Uma das estreias foi o ciclo de cinema ao ar livre, com as sessões no parque sempre cheias. “Em setembro, haverá cinema ao ar livre em Alvorninha”, disse Mário Branquinho, diretor do CCC e responsável pela programação Fora de Portas. E há mais novidades pois será assinalada a data dos 500 anos da morte da Rainha D. Leonor, fundadora das Caldas e como tal está prevista a realização de concertos de música antiga, do tempo da própria Rainha – com o grupo Jogralesca – nas igrejas de Salir de Matos, A-dos- Francos e da Serra do Bouro.
Os 500 anos da morte da Rainha D. Leonor vão assinalar-se durante 2025 “mas quisémos começar antes e contemplar três freguesias”, disse o diretor. Seguem-se mais três em 2025 e “continuaremos com os concertos em parceria com as juntas de freguesia, informou”.
Em setembro acontecerá no CCC o primeiro concerto dos Dias do Jazz que se vai prolongar pelos meses de outubro (três concertos) e de novembro, com mais duas atuações. A primeira acontecerá a 28 de setembro e será da cantora Michele Denise aka. Sugar Queen, uma cantora-compositora americana de Chicago que se dedica ao blues, com raízes no gospel e também o jazz. Seguem-se cinco concertos que decorrerão nos dois meses seguintes.
Cinema ao ar livre vai regressar
Na cidade, a animação de verão regressará em julho de 2025 e segundo Mário Branquinho “vamos querer alargar os espetáculos a mais ruas e praças”.
Da programação CCC Fora de Portas regressará no próximo ano o Ciclo de Cinema ao Ar livre. As sessões de filmes clássicos decorreram nos serões de quartas-feiras de julho e estiveram sempre cheias, no Parque das Bicicletas. Desta primeira edição fizeram parte “Cinema Paraíso”, de Giuseppe Tornatore;, “Clube dos Poetas Mortos”, de Peter Weir, “Manhã Submersa”, que foi realizado por Lauro António e “Jaime” de António Pedro Vasconcelos que fechou o ciclo na passada quarta-feira, dia 31 de julho.
Também as atuações das bandas filarmónicas e dos ranchos folclóricos, a cargo da União de Freguesias de N. Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório, foram um êxito, tendo atraído,aos fins de semana, milhares de pessoas ao Parque D. Carlos I.
Houve as mais diversas propostas com as bandas a atuar com convidados especiais e que contribuem por diversificar o tipo de atuações. Música, teatro e espetáculos de clown, de novo circo, que vieram de Espanha para participar na programação da Animação de Verão. ■