Arte e cozinha unidas em “Momentos” no CCC

0
116

A artista plástica Maria Madalena de Castro, formada na ESAD, explora o lado performativo do que se passa numa cozinha

Uma das peças centrais desta mostra, inaugurada a 19 de dezembro, no restaurante “Momentos”, no CCC, é uma grande fotografia da própria autora com ossos de costelas de porco, algo que, normalmente, não se chega a ver nas mesas dos clientes e que Maria Madalena de Castro quer explorar.
Noutras imagens de “À La Minute”, a autora entra em grandes panelas ou experimenta o vácuo de sacos de plástico gigantes.
A autora, natural de Guimarães, formou-se em Artes Plásticas na ESAD e, neste momento, está a trabalhar naquele espaço de restauração.
“Através da fotografia e do desenho, trago ao público, os processos que se passam numa cozinha”, disse a artista, de 23 anos, sobre a mostra.
Nas suas obras está sempre presente “um lado performativo”, disse Maria Madalena de Castro, que usa o próprio corpo como elemento das suas imagens. Presentes estão também alguns desenhos com manchas que “ feitas propositadamente recorrendo a folhas de vegetais”, explicou a artista, igualmente interessada em explorar texturas.
A exposição “À La Minute” está patente no Restaurante Momentos, no CCC, e pode ser apreciada até dia 23 de janeiro de 2022.