Artesãos locais abrem loja e apresentam propostas em exposições no Posto de Turismo e no Montijo

0
128
Na nova loja é possível ao público contactar diretamente com os artesãos | DR

Abriu, no passado dia 12 de novembro, na Rua da Liberdade nº 30, a loja da Associação de Artesãos das Caldas, espaço que possibilita um contato direto entre os autores e o público que, nesta altura do ano, procura propostas diferenciadas para oferecer no Natal. A loja foi cedida à associação pelo ceramista Francisco Mendes, mais conhecido por Lica, empresário que tem outros estabelecimentos dedicados à cerâmica.
“Há uma representação de cada autor na montra”, explicou Pedro Braz, presidente da associação, enquanto fazia uma visita guiada pela exposição-venda. Dela fazem parte propostas dos associados que trabalham a cerâmica, a madeira, artes decorativas, bijuteria, rendas e bolos secos. Entre as obras constam vários presépios e decorações natalícias.
O novo espaço funciona diariamente entre as 10h00 e as 19h00. Em dezembro, a Associação de Artesãos vai realizar a exposição “Ofícios Criativos” que terá lugar na galeria do Posto de Turismo. Com a abertura deste espaço, a Rua da Liberdade regressa aos tempos áureos do século passado, quando era uma das ruas com mais lojas dedicadas à cerâmica. Era, então, percorrida por dezenas de excursionistas, interessados em adquirir uma recordação cerâmica da cidade das Caldas da Rainha.

Presépios caldenses no Montijo
No próximo dia 1 de dezembro será inaugurada, no Montijo, uma exposição de presépios onde, além dos associados vão também participar os ceramistas Carlos Enxuto, Ana Sobral e Atelier S. Miguel.
A mostra, intitulada, “Arte dos Presépios”, e que poderá ser apreciada na Casa Mora no Montijo, vai estar patente até 9 de janeiro de 2021.