Artur Correia retratou a Lagoa para a posteridade

0
568
Beatriz e Artur Correia, acompanhados por Carlos Querido e também com a companhia de Rui Caria, através da internet
- publicidade -

O livro de fotografia “N’ÁLagoa” foi apresentado, na Foz, no passado sábado

Foi num ambiente descontraído, entre amigos e familiares, que foi apresentado no Hotel Água d’Alma, “N’ÁLagoa”, o livro de fotografia de Artur Correia e que tem projeto gráfico da filha, Beatriz Correia.
O advogado vive na Foz do Arelho e dedica-se à fotografia desde os 15 anos. Decidiu que era chegado o momento de publicar os registos que tem feito, a diferentes horas da Lagoa, dos jogos de sombra e de luz que consegue captar naquele ecossistema.
Para apresentar a obra, o causídico convidou dois amigos: o juiz Carlos Querido e ainda Rui Caria – fotógrafo e jornalista da SIC – que vive nos Açores e que participou nesta sessão através da internet.
Para Artur Correia, a Lagoa proporciona “sensações, emoções, usos e silêncios diferentes”. E o autor quis agora partilhar estas emoções com o público, neste livro onde reuniu 90 imagens.
O nazareno Rui Caria, amigo de Artur Correia, recordou memórias da infância de ambos, passadas na Foz do Arelho. Para o fotojornalista, o livro “dá diferentes abordagens artísticas da Lagoa”. Na sua opinião, “na aparente repetição, abrem-se afinal novas cortinas”, não só sobre a Lagoa como sobre outros lugares igualmente icónicos da Foz do Arelho como a praia, o cais e o por do sol.
Para Carlos Querido, Artur Correia tem sobre a Foz “um olhar de encantamento que partilha nesta obra”. O juiz-desembargador considera que em “N’ÁLagoa” está bem presente o olhar do autor “que busca o pormenor da bateira, na imensidão da Lagoa que se projeta no Oceano, na bruma que lhe confere mistério, no jogo de luzes do Sol que vai caindo sobre o mar, na eterna neblina da nossa costa que nos faz protestar nos dias de praia, mas que não trocamos por nenhum céu permanentemente azul”.
Este livro de fotografia, dedicado à Lagoa de Óbidos, encontra-se à venda na loja da Gazeta das Caldas e custa 27€. ■

- publicidade -