Ateliers abertos, exposições e montras com cerâmica

0
296
No centro das Caldas há peças dos ceramistas locais nas montras de lojas

Há cerâmica para conhecer em vários espaços das Caldas

Até ao dia 20 de setembro não faltam propostas de cerâmica um pouco por todo o lado.
Além das propostas em museus e no CCC há mais espaços que se juntaram e que fazem parte do programa paralelo ao Congresso Internacional de Cerâmica. As iniciativas são abertas ao público e que têm o objetivo de dar a conhecer as várias expressões cerâmicas não só a nível local, mas também referências nacionais e internacionais.
Entre as novidades conta-se a abertura da Casa Amarela, espaço no Centro de Artes que vai abrir ao público a partir de 20 de setembro com a exposição de Artesanato de Victor Santos, adquirida há vários anos pela autarquia. Dela fazem parte peças de Rosa Ramalho, José Maria Rodrigues, Júlia Côta, José Franco, Álvaro Chalana, Izaclino Palma, Ti Guilhermina, Ana Baraça, António Manuel Tito, Isidro Verdasca, entre tantos outros autores.
A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro também apresentará uma exposição onde serão mostradas as peças de cerâmica realizados ao longo de vários anos. A antecessora desta escola foi fundada em 1885
Há também por toda a cidade das Caldas ateliers de autor que estão abertos ao público e que podem ser visitados durante o decorrer deste evento.
Participam os espaços de Afonso Mota e Shannon Callaghan, Álvaro Nogueira, Ana e Betânia, Ana Cabral, António Pedro Pacheco (Nadadouro), Carlos Enxuto, Catarina Lente, Conceição Cabral (Valado dos Frades), Filipe Faleiro, Georgina Silva, Heráclito Lima e Hugo Graça.
Pode ainda ser apreciada na Associação dos Jasmins, uma mostra coletiva que tem peças de Xohan Viqueira (membro da AIC), de Ana Sobral, Ana Lousada e de Carlos Neto. Ao todo são meia centena de espaços oficinais que abrem as suas portas, permitindo ao público contactar com o trabalho de vários autores. Ontem, quarta-feira, 18 de setembro, esteve prevista a realização de uma edição especial do Bazar à Noite, totalmente dedicada ao setor da cerâmica.
O evento conta ainda com a participação de várias lojas sobretudo no coração da cidade onde é possível apreciar o trabalho de autores contemporâneos e que estão ligados a esta região. ■