Autores mostram obras nas montras das lojas da cidade

0
295
Zélia Évora e Nicola Henriques são os mentores de “Montra de Rua”

Autores que trabalham na região vão dar a conhecer os seus trabalhos nas montras de lojas do centro histórico das Caldas da Rainha

O projeto “Montra de Rua”, organizado pelos Silos Contentor Criativo em parceria com Zélia Évora, autora que possui o seu ateliê de trabalho naquele espaço, arranca hoje, 26 de fevereiro, às 17h00.
A primeira loja a disponibilizar uma montra, para as próximas quatro semanas, e que vai receber o Montra de Rua é a Imobiliária “O Seu Bairro” sita na Rua General Queirós 52 A. Esta loja vai dar a conhecer os trabalhos de Eneida Tavares, de Heráclito Lima, de Margarida Martins e da própria curadora da iniciativa, Zélia Évora.
O projeto “Montra de Rua” pretende promover criativos emergentes de várias disciplinas que trabalham neste território.
“Queremos contribuir para dar a conhecer os seus trabalhos e para dinamizar o comércio local”, disse Nicola Henriques, acrescentando que esta iniciativa passará por várias montras de lojas localizadas no centro histórico caldense.
Zélia Évora é a responsável pela escolha dos autores e já estão garantidos os participantes que farão parte das próximas montras. “Vamos procurar apresentar peças que representam uma nova fase, uma nova coleção ou uma nova abordagem no trabalho dos autores”, referiu Nicola Henriques, explicando que as montras vão ter mensalmente os trabalhos de quatro autores de várias áreas.
Zélia Évora escolhe os autores enquanto que o responsável dos Silos Contento Criativo esteve encarregue da angariação dos espaços para receber a iniciativa. “Estamos também a convidar estudantes e profissionais de Design de Ambientes para trabalhar connosco nneste projeto”, rematou o organizador.

Bazar de regresso a 2 de abril
Entretanto, a iniciativa Bazar à Noite está de regresso às Caldas da Rainha no próximo dia 2 de abril, após vários adiamentos à sua realização motivados pela pandemia.
O mercado de criativos decorrerá entre as 17h00 e as 23h30, e está previsto realizar-se na Praça da Fruta. Se as condições climatéricas não o permitirem, o evento que tem, neste momento, mais de 60 participantes confirmados, terá lugar num dos pisos do CCC, assegurou Nicola Henriques, dos Silos Contentor Criativo, que também está à frente da organização deste evento.
O Bazar à Noite – que se dedica à promoção do trabalho criativo local, nacional e internacional e cuja primeira iniciativa decorreu em 2012 – já se realizou em vários locais nobres da cidade desde o Largo da Copa até ao Museu do Hospital e das Caldas. Na próxima edição vão apresentar-se autores ligados às áreas do design, ilustração, edição independente, cerâmica/vidro, produtos biológicos, artes plásticas, moda, retro/vintage, food design, música e a vários tipos de artes.