Mil e quatrocentos livros em inglês foram entregues à Biblioteca Municipal da Nazaré. A doação resulta de uma campanha de recolha feita pela docente da Escola Lusitânia de Long Branch, em New Jersey, Raquel Martins Rosa.
Frequentadora regular da Biblioteca da Nazaré, a docente apercebeu-se da escassez de livros em inglês e, juntamente com o coordenador do equipamento, António Balau, levou a cabo a iniciativa de recolha junto dos alunos e comunidade portuguesa do Long Branch Portuguese Club.
“É uma excelente iniciativa para um espaço em crescimento, como é a Biblioteca. Este é um equipamento de grande sucesso, que está a atingir recordes na procura, por nacionais e estrangeiros”, disse Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal.
No mês de julho, a Biblioteca registou quase seis mil entradas, 15% das quais de cidadãos estrangeiros. A sala de adultos registou a maior frequência de leitores, com 1985 pessoas a usar os recursos disponíveis. O espaço infantil registou 1260 entradas.
A Biblioteca tem 4.034 leitores inscritos. Nas estantes, aos 900 livros em língua inglesa, juntam-se, agora, estes 1400, entregues pela escola lusitânia.
A Coordenação de Ensino de Português nos Estados Unidos – Newark (CEPE-EUA) do Camões I.P. apoiou a iniciativa da Escola Lusitânia de Long Branch em New Jersey e o Instituto Camões suportou o transporte dos livros. O adjunto da coordenação, José Carlos Adão, classificou esta iniciativa de “bastante importante” dado que “promove não só a leitura, mas também o estreitamento de laços entre os alunos nos Estados Unidos e os alunos e utilizadores da Biblioteca da Nazaré”.