Biblioteca de Alcobaça comemora 20 anos da nova casa

0
17

A Biblioteca Municipal de Alcobaça comemorou, na passada terça-feira, dia 23 de novembro, o 20º aniversário da mudança para as novas instalações, no Palacete Araújo Guimarães.
O programa comemorativo inclui concertos, projeção de filmes, sessões de contos, oficinas, entre outras atividades. O encerramento do programa dá-se amanhã, com a exibição do filme “Aqui há filme!” às 10h30 e uma oficina de modelação e impressão 3D durante a tarde.
Constituída em 1971, a Biblioteca Municipal de Alcobaça integra, desde 1992, a Rede Nacional de Leitura Pública promovida pelo Ministério da Cultura.
Entre 1972 e o ano 2000, o equipamento esteve instalado na ala sul do Mosteiro de Alcobaça, onde funcionou durante quase 30 anos e de onde seria transferido definitivamente para espaços da Câmara, devido às obras de remodelação e beneficiação no espaço monástico.
A autarquia decidiu, então, adquirir e reabilitar o edifício da antiga “Fábrica da Alimentícia” e lá instalar este equipamento, há duas décadas atrás.
“A Biblioteca Municipal de Alcobaça responde de forma proactiva e integrada aos atuais desafios de promoção da leitura com recurso às novas tecnologias de comunicação”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
O chefe do executivo municipal acrescenta que “a Biblioteca Municipal de Alcobaça é hoje em dia um espaço de cultura e de convívio que vai muito mais além do simples serviço de requisição de livros. Está também integrada em rede com as diversas bibliotecas escolares do concelho e do Oeste, partilhando recursos e valências” e terminou a desejar os seus parabéns. ■