Está concluído o processo de renovação da Biblioteca Itinerante do Bombarral que, mais de meio século após o início da iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, continua a fazer andar pelo concelho a velhinha Citroën, promovendo a leitura junto dos mais novos.
De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, a junção de sinergias entre o município e o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, “a biblioteca sobre rodas ganhou uma nova vida e uma nova dinâmica”.
Foram implementadas todas as medidas previstas no âmbito da candidatura “Ideias com Mérito” da Rede de Bibliotecas Escolares, nomeadamente a renovação do fundo documental, contando agora a Biblioteca Itinerante com cerca de 400 novos documentos (livros, DVDs e jogos).
Durante este período foi ainda elaborada a imagem do projecto, da autoria do professor Luís Azóia, que serviu igualmente para a decoração do interior da carrinha, procurando “tornar o espaço mais adequado ao público infantil”.
A candidatura contemplou também a atribuição de dois tablets, que têm por finalidade promover a leitura em vários suportes. Segundo a professora Clara Santos, uma das responsáveis pelo projecto, os equipamentos permitirão “aos docentes um rápido acesso a vários sites de literatura para a infância”, bem como aos e-books da biblioteca e revistas infantis aí instalados, “podendo tornar-se num importante recurso de apoio ao trabalho de sala de aula”.
A “Biblioteca Sobre Rodas” percorre a totalidade do concelho do Bombarral, visitando todos os jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo, com excepção do edifício nº 2 da Escola Básica do 1º Ciclo do Bombarral, que tem uma biblioteca escolar própria.
“Os meninos recebem a visita desta biblioteca sobre rodas pelo menos uma vez por mês”, explicou Clara Santos.
Como complemento ao serviço de empréstimo dos livros, em breve a visita da biblioteca contemplará igualmente animação de leitura, actividade que será desenvolvida por Fernanda Silva, funcionária da autarquia que diariamente acompanha a Biblioteca Itinerante.
Outra das iniciativas em andamento é a campanha de sensibilização dos alunos e dos encarregados de educação para preservação dos livros, que consiste na “atribuição, a cada menino, de um saco de pano-cru, que o acompanhará sempre que requisitar livros na biblioteca escolar”.
Semana da Leitura de 11 a 15 de março
De 11 a 15 de Março a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, no Bombarral, vai receber mais uma edição da Semana da Leitura.
A temática proposta este ano pelo Plano Nacional de Leitura é “O Mar” e o mote da “Semana da Leitura” do agrupamento será “Maré de Ler”.
Como se assinalaram em Dezembro os 200 anos sobre a publicação do primeiro volume dos contos dos Irmãos Grimm, algumas actividades designam-se como “Maré de Ler… os contos de Grimm”.
Por outro lado, a Semana da Leitura decorre em articulação com a Semana da Floresta o que resultará numa “Maré de Ler… a Floresta”.
A estas duas vertentes juntam-se a “Maré de Ler… Poesia”, com a presença de Carlos Carranca, professor universitário e poeta, numa palestra destinada aos alunos do ensino secundário.
“Ler por prazer” será a “maré” que levará os alunos do 3º ciclo à biblioteca escolar para apresentarem aos colegas as suas leituras preferidas.
Outra das iniciativas que a Biblioteca Escolar pretende realizar chama-se “Parar para Ler” e tem por finalidade fazer com que todo o agrupamento – professores, auxiliares, funcionários, alunos – pare, em simultâneo, para ler durante um determinado período de tempo.
“Se tudo correr como previsto, estejamos onde estivermos, durante esse período estaremos todos numa grande ‘Maré de Ler’”, concluiu Clara Santos, uma das docentes responsáveis pela atividade.