Uma habitação na Foz do Arelho projectada pela Alexandre Burmester Arquitectos Associados foi uma das nomeadas para prémio ArchDaily 2012, sem contudo ter chegado à fase final na sua categoria.
Construída em 2009, esta casa está implantada de forma a tirar partido da insolação e das vistas. Integrada no desnível do terreno, o edifício é constituído por diversos volumes orientados para a paisagem, com cotas diferentes, mas articulados por uma circulação comum.
Entre as candidatas estavam habitações de Lima (Peru), Miami Beach (Florida – EUA), Alicante (Espanha), Selb (Alemanha), Arizona (EUA), Odemira (Portugal), ou Yokohama (Japão).
No entanto, existem 10 projectos portugueses entre os 70 finalistas do prémio Edifício do Ano, promovido pelo site ArchDaily, que se intitula o mais visitado da especialidade, com 280 mil visitantes diários e cerca de 70 milhões de visualizações de páginas por mês.
Entre os projectos portugueses finalistas, destaque para a Plataforma das Artes e Criatividade, em Guimarães, que concorre na categoria cultura. Da autoria dos Pitágoras Arquitectos, o projecto feito para a Capital Europeia da Cultura 2012 – presidida pelo caldense João Serra – transforma a zona do antigo mercado num espaço multifunções destinado a actividades culturais, sociais e económicas.
Há também projectos com assinatura lusa nas categorias de educação, saúde, hotéis e restaurantes, interiores, remodelação e desporto.
Este é o quarto ano que o site organiza esta votação, que tem por base um universo inicial de 2700 projectos publicados durante o ano anterior. Os utilizadores registados no ArchDaily podem votar e os vencedores serão anunciados a 14 de Fevereiro.