Biblioteca Itinerante vai regressar ao Bombarral

0
535
O projecto recupera o velho veículo que em tempos levava os livros às aldeias do concelho

A Biblioteca Itinerante vai percorrer o município do Bombarral a partir de Janeiro de 2011, carregada de livros para miúdos e graúdos, numa iniciativa conjunta da autarquia local e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
Funcionando como uma extensão da biblioteca escolar e da municipal, este projecto irá ter o seu fundo documental “renovado com os livros da biblioteca escolar que estão mais vocacionados para os alunos dos jardins-de-infância e do 1º ciclo”, como explicou Clara Santos, responsável pela biblioteca do agrupamento.
“Propomo-nos igualmente reorganizar o fundo documental, com a mesma classificação e sinalética utilizadas na biblioteca escolar de forma a que, na transição para o 2º ciclo, os meninos já estejam familiarizados com as suas dinâmicas e funcionamento”, acrescentou a docente.
Outra das novidades é que a Biblioteca Itinerante vai passar a permanecer junto dos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo durante todo o dia, permitindo que “as professoras possam ali desenvolver actividades com os meninos”.
Nesta biblioteca estarão também disponíveis os conjuntos de livros do Plano Nacional de Leitura para leitura orientada em sala de aula.
Durante a realização da feira do livro, que está a decorrer até 10 de Dezembro na escola básica e secundária do Bombarral, a Biblioteca Itinerante vai estar no ocal.

P.A.